No União Brasil

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 02/04/2022
Horário 04:12

Com a fusão do PSL com o DEM na criação do novo partido União Brasil, abriu janela eleitoral de exceção para vereadores mudarem de partido. Os eleitos pelo DEM em Prudente, Enio Perrone e Joãozinho da Saúde, optaram por esperar para ver como fica.

PRÓXIMA JANELA
Portanto, Enio e Joãozinho agora são do União Brasil. Avaliam o caminhar do novo partido e poderão mudar ou não na janela eleitoral que se abre no último ano do mandato vigente; sem incorrer em infidelidade partidária. 

MUDANÇA GIGANTE
A janela decorrente da fusão começou em 3 de março e terminou ontem. Mesmo período da janela para os que estão no último ano do mandato de deputado, seja estadual ou federal. No maior parlamento brasileiro, a Câmara Federal, a mudança foi gigante.

MAIS DE 100
Ao menos 65 deputados federais trocaram de partido durante a janela deste ano, sendo que antes, 29 já tinham deixado a sigla pela qual foram eleitos, mediante arguições sobre problemas enfrentados nos partidos de origem nas eleições de 2018.

MAIOR BANCADA
Quem mais cresceu após a janela foi o PL, no qual o presidente Jair Bolsonaro ingressou em 30 de novembro do ano passado. Agora, com 69 deputados, o PL tem a maior bancada na Câmara Federal.

MAIOR DEBANDADA
O PL iniciou a presente legislatura com 33 deputados e ocupava a 6ª colocação. A maior debandada foi do União Brasil, especialmente dos que se elegeram pelo PSL, o mesmo partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu.  

PARTIDOS ALIADOS
Então, antes do PL assumir o topo, a maior bancada era do PT e que agora se manteve inalterada com 53 correligionários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. PP (48) e Republicanos (43), alinhados com Bolsonaro, também cresceram.

TEMPO LEGAL
Na página da 18ª Legislatura da Câmara Municipal os vereadores Enio e Joãozinho aparecem ainda como sendo do DEM, inclusive por conta da espera do tempo legal para que decidissem assumir o União Brasil ou mudar de partido.

TEMPO TODO
Possivelmente, em tempos mais recentes, a audiência pública da noite de quinta-feira desta semana tenha sido a que conseguiu manter praticamente o mesmo público o tempo todo, seja presencial ou online pelo canal no YouTube.  

NÍVEL DESTACADO
Em que pese os momentos de ânimos mais exaltados, prevaleceu a discussão de destacado nível intelectual das falas de profissionais titulados: especialistas, mestres e doutores, especialmente na área da educação.

PELO RESTAURO
Pela maioria das falas, inclusive da sociedade civil, o bom senso é pelo restauro do Currículo Municipal de Ensino revogado pelo prefeito Ed Thomas (PSB), que junto com sua equipe da Educação resolveu adotar o Currículo Paulista, mas pode manter os dois.

MISSÃO E VOLTA
A secretária municipal de Educação, professora Joana D´Arc, disse no primeiro momento de sua fala e depois, nas considerações finais, que está cumprindo uma missão e voltará a ocupar a sua cadeira na Câmara Municipal, na bancada do PSB.

Publicidade

Veja também