No ranking do ensino superior 

OPINIÃO - Laís Ernesto

Data 11/08/2023
Horário 05:00

Você já deve ter tido essa dúvida, em alguma fase da vida: qual faculdade escolher? O momento da escolha, para muitos jovens e adultos, é de incerteza, visto que são muitas as ofertas de cursos, instituições de ensino superior, as características do mercado que se renovam e os seus gostos e aptidões.
O perfil do egresso do ensino médio também muda a cada dia, transformando, também, a procura pelas graduações. Mas você sabe qual é a faculdade mais procurada no Brasil?
Segundo o 13º Mapa do Ensino Superior, uma importante pesquisa desenvolvida pelo Instituto Semesp (Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), a graduação mais procurada é a do Direito.
A faculdade de Direito teve mais de 600 mil matrículas, em 2021, ano de apuração dos dados da edição. O número de matrículas no curso representa 18,3% entre as demais da rede privada de ensino.
Vale ressaltar que nessa época, o ensino superior ainda sofria os impactos do segundo ano de pandemia de Covid-19. Mas, ainda assim, a graduação se mostrou como líder de ingressantes.
Além do curso de Direito outras graduações aparecem no ranking de mais procurados, segundo o levantamento do Semesp: Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Pessoas, Logística, Marketing, Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão Pública então na lista, entre outros.
E o que os dados representam?
O levantamento serve como um direcionamento para as instituições de ensino superior, conhecendo o perfil e as escolhas dos interessados. Assim, é possível investir de acordo com os apontamentos do mercado. Além de conhecer a fundo as características dos jovens e adultos.
Para os interessados em cursar uma faculdade, a dica é: busque referências ao escolher um curso de graduação. A oferta é grande, mas é preciso “peneirar” as opções antes. Se o objetivo for se formar em um curso e atuar na área, ou complementar a carreira, não basta apenas se formar, mas é necessário ter uma vivência acadêmica pautada na prática profissional.

 

Publicidade

Veja também