NO PRUDENTÃO, PPFC E GRÊMIO FAZEM CLÁSSICO DECISIVO PELA SEGUNDONA

Jogo é considerado de vida ou morte para o Tricolor, já os gremistas buscam a reabilitação na disputa pela vaga

Esportes - PAULO TAROCO

Data 24/06/2017
Horário 13:00
Arquivo, Grêmio Prudente treinou visando corrigir os erros do último jogo
Arquivo, Grêmio Prudente treinou visando corrigir os erros do último jogo

A primeira fase classificatória do Campeonato Paulista da Segunda Divisão está se afunilando e, com isso, os times representantes da região jogam suas últimas fichas na busca pela classificação à próxima etapa da competição, para na sequência continuarem pleiteando a tão cobiçada vaga à Série A-3 do estadual. Com essa meta, PPFC (Presidente Prudente Futebol Clube) e Grêmio Prudente entram em campo hoje, a partir das 16h, pelo clássico prudentino no Estádio Municipal Paulo Constantino, Prudentão, em Presidente Prudente. A partida é válida pela 12ª rodada da primeira fase, quinta do returno, e antepenúltima na busca pela permanência no G-4 da chave 1, grupo dos quatro primeiros colocados que avançam à fase seguinte.

Sexto e penúltimo colocado do grupo 1, com cinco pontos em nove jogos, o Tricolor da Vila Industrial dará adeus às chances de classificação a próxima fase da competição em caso derrota. Isso porque, a equipe terá pela frente somente dois jogos na sequência da Segundona, podendo chegar somente a 11 pontos. Com isso o time não alcançaria mais o Grêmio Prudente, hoje o último dentro do G-4, com 12 pontos.

Durante o último treino do elenco antes da partida, na manhã de ontem, no CT (Centros de Treinamento) da Vila Industrial, o técnico interino José Alves da Silva, Juca, que terá todo elenco à disposição, promoveu algumas mudanças em relação ao grupo que perdeu para o José Bonifácio por 1 a 0, fora de casa, pela 10ª rodada. Juca promoverá a entrada dos jogadores Paulinho e César, nas vagas de Manfrini e Igor Campioni, respectivamente.

Como a equipe exerceu folga na rodada do último final de semana, o técnico explicou que aproveitou todo período, de duas semanas, para trabalhar novas jogadas ensaiadas, no intuito de surpreender o Grêmio e dar nova motivação ao elenco para o jogo decisivo. “Além de novas jogadas que vínhamos ensaiando, passamos a eles que será necessária muita vontade e dedicação, pois sabemos que o Grêmio é um time bem acertado e com qualidades”, ressalta Juca.

Caso perca a partida de hoje para o Grêmio, o PPFC concentrará as esperanças em um pedido feito pelo clube ao Tribunal Pleno do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da FPF (Federação Paulista de Futebol), que puniu a equipe em quatro pontos pelo uso irregular de jogadores, na partida de estreia contra o Osvaldo Cruz. Na noite de segunda-feira, a Corte cancelou a sessão que julgaria o pedido, sem prazo para uma nova data, no intuito de analisar as provas e o pedido de reversão da sentença feito pelo time.

 

Reabilitação e recorde

Quarto colocado no grupo 1 da Segunda Divisão, primeiro dentro do G-4, o Grêmio busca se firmar dentro do grupo dos classificados à próxima fase e esquecer a derrota de virada por 2 a 1 contra o Osvaldo Cruz, em casa no último sábado. Empatado em número de pontos e de vitórias com o José Bonifácio, quinto colocado, o time gremista leva a melhor no segundo critério, o de saldo de gols, onde conta com um saldo positivo de dois gols, contra -1 do time do José Bonifácio. Por isso, uma derrota pode representar a perda da vaga no G-4, a duas rodadas do fim da primeira fase.

Para evitar que isso aconteça, a equipe realizou na manhã de ontem, no CT Flávio Araújo, no Jardim Everest, o último treino antes do clássico. Rodrigo Blaskes, treinador gremista, não poderá contar com o lateral-esquerdo Lucas Camilo, que cumpre seu último jogo de suspensão. Além dele, o goleiro Douglas pediu desligamento do time e não faz mais parte do elenco.

Após o treino, o treinador gremista falou sobre a expectativa para o clássico de hoje, no Prudentão. “Nosso trabalho precisa continuar. O foco estará sempre na classificação, por isso devemos esquecer o jogo passado, no intuito de não repetir os erros e buscar a vitória”, comenta.

A notícia boa do dia poderá vir com Gustavo Laguna, que pode bater o recorde como jogador que mais vestiu a camisa do Grêmio Prudente em sua história. Desde 2015, Laguna já foi relacionado para 43 partidas do time, não entrando em uma delas, sendo assim, tem 42 participações até aqui em jogos do Grêmio. Laguna tem também 12 gols anotados com a camisa gremista e está atrás de Du Gaia, que anotou 17 gols em 2015; Eliel, que marcou 14 nas temporadas de 2014 e 2015; e Renatinho, também com 14 gols anotados no ano passado, na artilharia da equipe.

 

Ficha Técnica

Data: Hoje, às 16h

Local: Estádio Municipal Paulo Constantino, Prudentão, em Presidente Prudente

Arbitragem: Cássio Luiz Zancopé, Paulo César Modesto, Décio Casagrande Portiéri e Bruno Alexandre Soto

 

PPFC: Rodrigo, Alex Sandro, Jhow, Luis Otávio, Anderson, Alex Marques, César, Igor Campioni, Neto Bezerra, Heitor e Manfrini. Técnico: Juca.

 

Grêmio Prudente: Jean, Juninho, Patrick Roger, Guilherme Vicente, Lucas Straub, Bruno Black, Matheus Escarabajal, Ewerton, Gustavo Laguna, Rafinha e Jefferson. Técnico: Rodrigo Blaskes.

Publicidade

Veja também