No kumitê, Kumizaki garante prata no Open de Istambul
Kumizaki fez sua estreia na etapa turca com uma vitória sobre uma atleta da Macedônia. Logo depois, a carateca encarou uma chilena e novamente se saiu melhor.
Em meio aos melhores caratecas do mundo, a prudentina Valéria Kumizaki, que defende a Associação Studio Global de Karatê/FMEL, de Itajaí (SC), conquistou o vice-campeonato do Open da Turquia, válido pela quinta etapa da Primeira Divisão do Circuito Internacional da Federação Mundial de Karatê (WKF na sigla em inglês), nos 7 e 8 deste mês. Em Istambul, a competidora lutou pelo kumitê (combate), para atletas com o peso até 55 quilos, e subiu da nona para a quarta colocação no ranking da categoria com 520 pontos. Após a conquista, iniciou uma série de treinamentos na cidade vizinha de Gebze, onde se prepara para a próxima etapa do campeonato, que ocorre entre 21 e 22 deste mês, em Frankfurt/Hanau, na Alemanha.
Kumizaki fez sua estreia na etapa turca com uma vitória sobre uma atleta da Macedônia. Logo depois, a carateca encarou uma chilena e novamente se saiu melhor. No terceiro confronto, a atleta enfrentou a segunda colocada no ranking da WKF com 774 pontos, Jennifer Warling, de Luxemburgo. O resultado foi uma nova vitória de Kumizaki, que a garantiu na final da categoria.
A decisão foi disputada entre a brasileira e Dhouha Ben Othman, da Tunísia, número 11 do ranking da categoria, com 232 pontos. Mesmo figurando acima da tunisiana na classificação, Kumizaki não conseguiu aplicar suas técnicas e foi derrotada pelo placar de 1 a 0.
Com o resultado, a prudentina repetiu seu desempenho no Open de Paris (França), entre 19 e 20 de janeiro, onde também conquistou a prata. Nas demais etapas que participou, Kumizaki não alcançou classificação no Open de Dordrecht (Holanda), entre 9 e 10 de março, e assegurou um quarto lugar no Open de Tyumen, na Rússia, dias 13 e 14 de abril. Não atuou na quarta etapa em Jacarta, na Indonésia, em junho, dias 22 e 23.
Pela excelência
Descontente com a prata e almejando o lugar mais alto do pódio na etapa de Frankfurt/Hanau, que ocorre entre 21 e 22 deste mês, na Alemanha, a carateca ingressou em uma maratona intensa de treinamentos, denominada concentração de campo.
Conforme Kumizaki, os treinos estão sendo desenvolvidos na cidade de Gebze, distante cerca de 40 minutos de Istambul. Além da prudentina, encaram a maratona atletas da seleção turca, como também lutadores de outros dez países, sob a supervisão da WKF. A jovem é patrocinada pela Botica Nativa e pelo Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Fundesporte), do Governo do Estado de Santa Catarina.