No Jardim América, moradores pedem creche para ampliar número de vagas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 03/09/2017
Horário 14:54

Com poucas quadras e moradores, o Jardim América, em Presidente Prudente, não comporta todos os equipamentos públicos considerados necessários pela população. Por esta razão e em virtude da proximidade com os outros bairros, munícipes acabam recorrendo aos serviços das áreas vizinhas. No entanto, nem sempre os atendimentos estão disponíveis para os cidadãos. É o caso das creches, conforme aponta a dona de casa Débora Durane Oliveira Vigo, 28 anos, que ainda não conseguiu encontrar uma para o seu filho Pablo, de 4 anos. Ela conta que a mais próxima é o Lar dos Meninos, no Jardim Novo Bongiovani, porém, aguarda a abertura de vagas.

Uma vez que não possui meios próprios de transporte, a dona de casa busca uma unidade que favoreça a locomoção diária. “Muitas mães não têm condições de ficar carregando seu filho para longe todos os dias”, comenta. Diante disso, ela argumenta que a implantação de uma unidade de educação infantil no local possibilitaria que as mulheres dos bairros vizinhos tivessem uma alternativa próxima para as suas crianças. O autônomo Estéfano Iovanovich, 65 anos, concorda com o pedido de Débora e acredita na viabilidade da creche. “Isso faria com que as crianças ficassem mais perto de uma escola. As outras são longe”, pondera o morador.

A dona de casa Maria Sebastiana Leite Santos, 54 anos, não depende mais de creche, no entanto, enfatiza que o serviço é necessário para o Jardim América, considerando que muitas mães ficam reféns da falta de vagas no município. Contudo, reconhece que, por ser um bairro pequeno, as possibilidades para a implantação de uma instituição desse tipo são menores. “Isso não quer dizer, porém, que a Prefeitura não possa instalá-la em um bairro das imediações. Há diversos outros pertinho da gente e que podem comportá-la”, afirma.

Localizado na zona norte da cidade, o Jardim América situa-se a noroeste da malha urbana da cidade, em meio aos bairros Parque Alto da Bela Vista, Parque Residencial Jardins, Parque Bandeirantes, Parque Residencial São Lucas, Parque Residencial São Matheus, Jardim São Sebastião, São Sebastião II, Jardim Belo Horizonte, Jardim Barcelona e Jardim Cobral.

Procurada, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) informou que os atendimentos com as mães são feitos nas unidades Benedita de Pádua Martins, no Residencial São Paulo, Lar dos Meninos e Vovó Silvéria, no Jardim Cobral, e contrapôs que, mediante consulta nas listas de espera destas escolas, até o momento não consta nenhuma criança do Jardim América aguardando vaga. A pasta pontua que para implantar uma instituição de ensino infantil nas imediações, torna-se necessário um levantamento atualizado da demanda.

 

Estrutura do bairro

Ano de implantação: 1978

Área de loteamento: 59.106 m²

Área verde: 5.980 m²

Quadras: 9

Construções: 132

Terrenos baldios: 18

População estimada: cerca de 500 pessoas

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do [email protected], do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.

Publicidade

Veja também