No caminho para a recuperação econômica

País encerrou fevereiro com saldo favorável de 401.639 postos de trabalho, assim como a região de Prudente terminou o mês com 2,1 mil novos empregos formais

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 02/04/2021
Horário 08:11
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Paulo Guedes vê saldo de fevereiro de empregos formais com bons olhos
Paulo Guedes vê saldo de fevereiro de empregos formais com bons olhos

Assim como a região de Presidente Prudente gerou 2,1 mil novos postos de trabalho no mês de fevereiro, como noticiado ontem por este diário, o Brasil também encerrou o período com um saldo favorável de 401.639 postos de trabalho. De acordo com as informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), esse foi o resultado de 1.694.604 admissões no país, contra 1.292.965 desligamento de pessoas com a carteira assinada. A notícia agradou o ministro da Economia, Paulo Guedes, que lembrou este ser o maior crescimento para o mês de fevereiro. 
“Mais uma vez, o vigor da economia brasileira, a resiliência da economia brasileira surpreendendo as expectativas”, disse o ministro durante uma coletiva virtual de divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, conforme a “Agência Brasil”. “São 400 mil novos empregos, recorde para o mês de fevereiro, é o que indica que estamos, definitivamente, no caminho certo do ponto de vista da recuperação da atividade econômica”, completou o titular da pasta.
Vale destacar que o mês de fevereiro, entretanto, não contempla o período de intensificação das restrições das atividades, impostas por diversos Estados e municípios para o enfrentamento à nova onda de casos de Covid-19, como bem ressaltou a agência de notícias. Nesse sentido, para Guedes, o foco do governo agora deve ser a vacinação em massa da população. 
“Principalmente dos 40 milhões de brasileiros do mercado informal, que é o grupo mais vulnerável que foi atendido pelo auxílio emergencial do governo federal”, pontuou o ministro.

Números regionais

A região de Presidente Prudente fechou o mês de fevereiro de 2021 com um saldo positivo no que diz respeito aos postos de trabalho. Isso porque, conforme dados do Caged, a região realizou 6.569 admissões, e 4.469 demissões, que resultarem em um saldo de 2,1 mil postos de trabalho criados. 
Na maior cidade da região, Presidente Prudente, alguns setores influenciaram para o saldo positivo, como é o caso do setor de serviços, que encerrou o mês com saldo positivo de 444 postos de trabalho; seguido pelo comércio, com 170 de saldo; indústria, com 137; agronegócio, com 45; e construção, com 39 vagas de saldo.

SAIBA MAIS

Região termina fevereiro com saldo de 2,1 mil postos de trabalho criados 

Publicidade

Veja também