O segundo dia da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista foi uma imersão completa no mundo da ciência, inovação e tecnologia, no IBC Centro de Eventos, em Presidente Prudente. Com atividades que estimularam a curiosidade e a criatividade, o evento reuniu alunos e professores de escolas e instituições de ensino e sociais das redes pública e privada em uma forma de aprendizado que ultrapassa as salas de aulas.
Com o tema central “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, aproximadamente 4 mil alunos foram recepcionados para participarem das atividades práticas nos estandes interativos no IBC nesta quarta-feira. Nesta quinta, mais 2 mil alunos são esperados ao longo do dia.
Na programação, estudantes de todas as idades tiveram a oportunidade de explorar temas diversos, combinando aprendizado e diversão em um ambiente dinâmico e participativo. Durante as oficinas, os alunos vivenciaram diversas práticas nas áreas de exatas, humanas e biológicas.
Segundo a professora Mariuza Fernandes Rosa, da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, de Prudente, o evento está sendo uma oportunidade única para os alunos aprofundarem e vivenciarem na prática os conteúdos vistos em sala. “Estão amando, está sendo tudo ótimo. Está até difícil tirá-los de um canto para correr e ver as atividades do outro, porque eles estão se interessando muito. Esse evento é a melhor coisa que as escolas e as instituições de ensino já receberam”, aponta.
Ester Hadassah Chiquetto Lima, aluna do fundamental, conta que as atividades prenderam a sua atenção, mas que uma em especial ganhou o seu coração. “Eu estou achando muito legal. Amei vir aqui participar, achei tudo muito interessante e participei de quase tudo. O que eu mais gostei foi a parte da Computação. Então, eu estou muito agradecida por estarem fazendo tudo isso”, disse.
Para Julia Beatricy Concensqui Silva e Maria Eduarda Mariano de Lima, também alunas do fundamental da EM Domingos Ferreira de Medeiros, o sentimento foi o mesmo. “Eu estou achando superlegal. A gente conseguiu ver várias atividades diferentes, estamos aprendendo muita coisa. Aprendi sobre física com uma atividade que tem uma bola que deixa o cabelo em pé e aprendi sobre o corpo humano”, explicou Julia.
“Muito interessante. O que eu mais gostei foi aprender sobre o corpo humano e as ciências”, completou Maria Eduarda.
As atividades no IBC continuam nessa quinta-feira, das 8h às 17h. Nesta sexta, haverá a Mostra Científica de projetos desenvolvidos por estudantes de escolas das redes pública e privada do 4º ano do ensino fundamental até o ensino técnico. Serão 78 projetos premiados em diferentes categorias, em todas as áreas do conhecimento. A programação do evento está disponível no site oficial da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista (fctoestepaulista.com.br).
A Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista é uma ação que faz parte da proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que, durante o mês de outubro, promove ações em todo o país chamando a atenção sobre a importância da ciência como fator existente para encontrar respostas para os problemas, além de cuidar e melhorar a vida de toda a comunidade.
O evento é organizado pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) em colaboração com 13 instituições parceiras: FCAT/Unesp (Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas de Dracena); Inova Prudente; Toledo Prudente; Unoeste (Universidade do Oeste Paulista); Fatec (Faculdade de Tecnologia); IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) de Prudente e Epitácio; Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Sesi (Serviço Social da Indústria); e Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo (Colégio Agrícola), Professor Adolpho Arruda Mello e Professora Carmelina Barbosa (Dracena); e Uniprudente/Uniesp (Centro Universitário de Presidente Prudente/União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas). A feira também conta com o apoio da Prefeitura de Prudente, das secretarias municipais da região e das diretorias regionais de ensino.
Fotos: Gilson Lorenti