Associados e visitantes que passarem pelo TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) até o dia 12 de novembro poderão parar na Galeria Takeo Sawada para apreciar a exposição "Encantos da Natureza" com obras da artista plástica prudentina, Nilza Fumagalli, sob a curadoria do também artista plástico, Erisanto Vadinho. Segundo ela, as obras estão à venda, com descontos de 50%, e da renda obtida 10% será destinada ao Hospital de Esperança. “Não sei como estão sendo vistos, mas gostaria que alguns fossem vendidos para poder fazer esta contribuição”, expõe Nilza.
De acordo com a artista, a pintura foi para ela um dom de Deus em sua vida desde criança. “A pintura é para mim um louvor a Deus. Um hino à vitória e um jeito simples de viver!”, exclama a artista, que trabalha com paisagens, animais, flores e ama fazer arte sacra.
Nilza exalta que conseguiu, inclusive, pintar suas netas na infância. “Faço meus quadros há 25 anos, e acredito que já passam de 4.000. Alguns, inclusive, mandei para o exterior”, menciona a artista que, quando criança, ia até a goiabeira, pegava uma folha, a desenhava e pintava com o lápis preto, refletindo todos os traços existentes nela. “Pintei com tinta guache porque morava no sítio e não conhecia outro tipo. Mais tarde achei uma foto das Cataratas do Iguaçu. Mas quando fui professora comecei a pintar para a escola, fiz curso de pintura e não parei mais”, comenta.
Ela foi professora durante 25 anos. Para Nilza, uma profissão rica em ensinamentos às crianças que a fizeram muito feliz. “Foi uma época que me dediquei com muito carinho e amor. Até hoje encontro jovens que me reconhecem e conversam com carinho. E eu pergunto como você me reconheceu? Estou idosa!!! E eles me respondem: por causa dos olhos azuis, a gente não esquece!”, ressalta carinhosamente a professora primária aposentada.
SERVIÇO
O Ateliê de Nilza Fumagalli está localizado a Rua Vicente Bacaro, 375, Vila Boscoli (descendo o PUM – Parque de Uso Múltiplo), em Presidente Prudente.
Fotos: Erisanto Vadinho
Artista trabalha com paisagens, animais, flores e ama fazer arte sacra
Erisanto Vadinho é o curador da exposição