Presidente Prudente atrai holofotes até mesmo do outro lado do mundo. Prova disso é a vinda da equipe da Nippon Hossô-Kiyokai (NHK), emissora de televisão do governo japonês, que está na cidade para a cobertura do encerramento do 14º Torneio Intercolonial Hélio Takahashi – evento da colônia nipo-brasileira, que envolve futsal e vôlei e começou em 1º de julho e encerrou ontem, no Complexo Esportivo da sede campestre da Associação Cultural, Agrícola e Esportiva (Acae).
Ontem pela manhã, a equipe gravou suas primeiras imagens, no Cemitério Japonês, em Álvares Machado, após isso, a comitiva seguiu em visita à empresa de bebidas Funada e por fim fez a cobertura do evento esportivo. A equipe chegou dia 30 de julho e esteve no Rio de Janeiro para entrevistar Arthur Antunes Coimbra, Zico, e hoje retorna para o Japão.
O chefe da comitiva e apresentador da NHK, Hajime Koga, conta que, por causa da Copa do Mundo, a TV quer saber e mostrar se o futebol tem muita influência nos descendentes brasileiros. Ele conta que no princípio fez contato com uma amiga que mora em Ibiúna (SP), para que ela indicasse uma cidade que tenha potencial e uma cultura fortalecida de japoneses. Tudo isso feito pela internet. "Conheci o organizador do torneio, o Mauro Aoqui, e começamos a estabelecer o contato pelas redes sociais", diz.
Como chegaram na última terça-feira, a equipe iniciou seus trabalhos no Cemitério Japonês. "Como vamos embora amanhã , temos que ser rápidos", diz Koga. Na ocasião, eles gravaram sobre a importância do local para a cultura japonesa. Relata que a entrevista com Zico foi importante para ele, pois segundo o chefe da comitiva, o ex-jogador é um "grande representante para o futebol japonês".
Quanto a Prudente, Koga expõe que a cidade chamou atenção pelo número de pessoas que participam do Torneio Intercolonial. "São 14 anos de uma colônia unida e é isso que queremos mostrar aos nossos conterrâneos". Ainda ressaltou que os prudentinos são solícitos e muito educados. Além de Koga, o produtor Yoshikazu Ikawa também esteve em Prudente.
Influência
De acordo com o organizador do torneio e diretor de Esportes da Acae, Mauro Aoqui, é uma honra ter a equipe japonesa em solo prudentino. "É a maior emissora de TV no Japão, ou seja, toda nossa cultura será lá transmitida, e isso é muito importante", ressalta.
Aoqui ressalta que o futebol revelou vários craques, a exemplo de Daniel, no futsal do Carlos Barbosa, e outros que já jogaram em equipes profissionais, como o Kaneko, pelo Santos, em 1968, o próprio Kazuo, que defendeu a seleção japonesa, Sandro Hiroshi, que jogou pelo São Paulo, entre outros menos famosos.