Neuza Gibim: A psicopedagogia como aliada no desenvolvimento infantil

PRUDENTE - SINOMAR CALMONA

Data 15/02/2025
Horário 05:55
Psicopedagoga e mestre em educação, Neuza Gibim: “O psicopedagogo é, essencialmente, um terapeuta da aprendizagem!”
Psicopedagoga e mestre em educação, Neuza Gibim: “O psicopedagogo é, essencialmente, um terapeuta da aprendizagem!”

Fundadora da NPP Clínica, Neuza Gibim fala sobre os desafios da aprendizagem, o papel da família e da escola, e a importância do acompanhamento psicopedagógico. Ela reforça a importância de um olhar cuidadoso e especializado para as dificuldades de aprendizagem, destacando que, com o apoio certo, toda criança pode alcançar seu potencial.

Neuza, como surgiu a NPP Clínica?
A clínica nasceu de um sonho. Eu sempre trabalhei em escolas e sentia a necessidade de me aprofundar nas dificuldades das crianças. Aquelas que aprendem seguem em frente, mas as que têm dificuldades precisam de um cuidado especial. Foi então que decidi estudar psicopedagogia e, posteriormente, neuropedagogia. A NPP Clínica é fruto desse desejo de oferecer um espaço especializado para ajudar crianças, jovens e adultos a superarem seus desafios de aprendizagem.

Qual é a proposta principal da clínica e como tem sido a sua trajetória ao longo dos anos?
A proposta principal é auxiliar no desenvolvimento das crianças, tanto na aprendizagem quanto no comportamento, com foco na aprendizagem. O psicopedagogo é, essencialmente, um terapeuta da aprendizagem. Nosso trabalho envolve otimizar os recursos internos do paciente, além de integrar a escola, a família e outros profissionais para que o aluno consiga aprender de forma eficaz. Atendemos crianças, jovens e adultos, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento integral.

Quais são os maiores desafios enfrentados por um psicopedagogo no dia a dia?
O maior desafio é entender o que a pessoa que chega até nós realmente precisa. Ela tem uma dificuldade? Um transtorno? Uma defasagem? Ou é algo passageiro? Identificar o obstáculo que impede a aprendizagem é o primeiro passo para um trabalho eficaz. A partir daí, traçamos estratégias personalizadas para cada caso. Esse diagnóstico inicial é crucial e, muitas vezes, complexo.

“As crianças que aprendem 
seguem em frente, mas as que 
têm dificuldades precisam 
de um cuidado especial”

Como funciona o atendimento na NPP Clínica? Há alguma abordagem diferenciada?
Sim, temos uma abordagem diferenciada. Aqui, trabalhamos com muito carinho e afeto. Muitas pessoas comentam que a clínica transmite paz, e isso é intencional. Além da competência técnica, que é essencial, buscamos criar um ambiente acolhedor e humanizado. Nossa equipe é treinada para oferecer não apenas o suporte técnico, mas também o emocional, que é fundamental para o sucesso do tratamento.

Estamos no período de volta às aulas. Que mensagem você deixaria para os professores?
Os professores são maravilhosos e fundamentais nesse processo. Eles são, na maioria das vezes, os primeiros a perceber quando uma criança ou jovem não está aprendendo como deveria. Seja por desatenção, comportamento excessivamente ativo ou passivo, ou dificuldades na fala, os professores têm um olhar apurado para essas questões. Eles podem manejar algumas situações em sala de aula, mas, quando necessário, indicam o acompanhamento especializado. Essa parceria entre escola e família é essencial para o desenvolvimento do aluno.

Nos últimos 10 anos, a percepção sobre a infância mudou bastante. Quais são as principais transformações que você observou?
As crianças de hoje são diferentes. O excesso de tecnologia e o tempo excessivo em frente às telas têm impactado o desenvolvimento delas. Recebo muitas crianças que não querem pensar, que evitam o esforço mental. São crianças inteligentes, mas que, por vezes, estão acostumadas a respostas rápidas e imediatas, sem desenvolver a paciência e a persistência. Acredito que a recente mudança em relação ao uso de celulares nas escolas é positiva, pois estimula a interação social e o desenvolvimento de habilidades essenciais. Criança precisa ser criança, brincar, explorar e aprender de forma natural.

“A família é o grande 
pilar da aprendizagem. 
É no ambiente familiar 
que a criança recebe os 
valores e a educação básica 
para se tornar uma pessoa”

Qual o papel dos pais e cuidadores na formação da criança?
A família é o grande pilar da aprendizagem. É no ambiente familiar que a criança recebe os valores e a educação básica para se tornar uma pessoa. A escola, por sua vez, tem o papel de trabalhar a coletividade, os conteúdos formais e o pensamento crítico. A família deve assumir a responsabilidade pela educação de valores e regras, enquanto a escola complementa com o desenvolvimento intelectual e social.

Para finalizar, qual a principal mensagem que a NPP Clínica deixa para os pais sobre a importância do acompanhamento psicopedagógico?
A mensagem que deixo é: escolham bem o profissional que vai acompanhar seu filho. Quando a família confia no trabalho do psicopedagogo e se engaja no processo, os resultados são muito melhores. A criança percebe que a família acredita no tratamento e, assim, se entrega com mais facilidade. É importante que o profissional escolhido esteja alinhado com os valores e a ética da família, pois essa parceria é fundamental para o sucesso do desenvolvimento infantil.

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