Neuropsicologia: relação entre o cérebro e comportamento humano

OPINIÃO - Samira Lomas Malacrida Filitto

Data 17/10/2020
Horário 06:00

A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que estuda a relação do cérebro com o comportamento humano. O trabalho de avaliação do neuropsicólogo é uma atividade complexa, que envolve a investigação das funções cognitivas, tais como: memória, atenção, linguagem, percepção e função executiva.
Para isso, são feitas entrevistas com pacientes e familiares, aplicados testes e escalas e utilizados exames de imagens, resultando na elaboração de um relatório que traça o perfil neuropsicológico do paciente.
Normalmente o médico neurologista solicita que o paciente faça uma avaliação quando há algum trauma cerebral, AVC ou algum problema que envolva distúrbio de desenvolvimento ou aprendizagem, bem como outras síndromes genéticas. Após o diagnóstico, o neuropsicólogo deve oferecer um plano de tratamento ao paciente, podendo atuar diretamente ou encaminhá-lo, se for o caso, para outros profissionais indicados, apresentando estratégias para que o paciente possa compensar as funções cognitivas que estão prejudicadas em seu quadro por aquelas que ainda estão preservadas.
Vale ressaltar que não é necessário ter encaminhamento médico para se fazer a avaliação. A família ou o próprio paciente pode procurar o neuropsicológico diretamente e agendar uma consulta.
 

Publicidade

Veja também