Pela primeira vez, o Moviecom do Prudenshopping oferecerá às 10h30, deste domingo, o Projeto MoviecomTodos: Sessão Azul, voltada aos autistas, de forma gratuita. “O MoviecomTodos é um projeto da Moviecom Cinemas que já é realizado em outras cidades e, agora, estamos trazendo-o a Presidente Prudente. Nesse projeto, elaboramos sessões especiais de cinema para as famílias e amigos de pessoas com TEA [Transtorno do Espectro Autista]. Estamos amando todo o apoio na cidade”, expõe Matheus Cortez Rocha, 25 anos, gerente geral da unidade em Prudente.
“É IMPORTANTE FOMENTAR ESSE TIPO DE INICIATIVA. A CULTURA CINEMATOGRÁFICA PRECISA SE TORNAR MAIS ACESSÍVEL A DIVERSOS PÚBLICOS. ACREDITAMOS QUE O CINEMA ENSINA, CATIVA E PROPORCIONA MOMENTOS ÚNICOS EM NOSSA SOCIEDADE. TODOS PRECISAM TER ACESSO”
Matheus Cortez Rocha
De acordo com ele, para esta edição, estarão disponíveis 189 poltronas para os autistas e seus acompanhantes assistirem ao filme “As Múmias e o Anel Perdido”. Como essa primeira edição é gratuita, Matheus orienta os participantes que deverão se dirigir ao cinema no horário da sessão para garantir seus lugares.
“Pedimos que os participantes levem alguma carteirinha ou laudo que comprove o TEA. Vale lembrar que haverá outras atrações no dia, pois o Prudenshopping está organizando o ‘Projeto Integração’ em conjunto com o MoviecomTodos. Vai ser bem legal!”, exclama o gerente do cinema.
Matheus explica que a sessão possui algumas particularidades para tornar-se mais acessível a esse público. Como por exemplo, as luzes do fundo ficam acesas, não tem exibição de trailers, a porta de entrada aberta e um volume mais ameno.
“O cinema trabalhará com uma parte técnica adaptada durante a exibição do filme. Desde o horário de realização, onde o shopping está mais vazio, até o pós-filme foi pensado para se tornar agradável ao público”, salienta.
O gerente lembra que os ingressos dessa primeira edição serão gratuitos (limitado a dois acompanhantes), mas, nas próximas, o cinema trabalhará com os preços comuns da bilheteria (lembrando que o autista em Presidente Prudente tem ingresso gratuito no cinema e seu acompanhante paga meia-entrada).
“É importante fomentar esse tipo de iniciativa. A cultura cinematográfica precisa se tornar mais acessível a diversos públicos. Acreditamos que o cinema ensina, cativa e proporciona momentos únicos em nossa sociedade. Todos precisam ter acesso”, acentua o gerente do Moviecom.