A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), dará continuidade à nebulização ambiental contra o mosquito Aedes aegypti no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. O trabalho precisou ser adiado por conta das chuvas e, por isso, será retomado nesta quinta-feira e finalizado nesta sexta. A aplicação do inseticida tem início a partir das 18h30, com apoio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica).
Para garantir que todos os moradores sejam informados, um carro de som tem circulado pelo bairro, alertando sobre a ação e orientando sobre os cuidados necessários durante a nebulização. A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) também dará suporte para a operação.
A VEM reforça que os moradores devem permanecer dentro das residências durante a aplicação do inseticida. Pessoas com alergias e animais de estimação devem ficar em um cômodo protegido, podendo circular novamente pela casa após 30 minutos da aplicação.
Além disso, é importante que as portas e janelas estejam abertas, assim como as cortinas. Os moradores também devem retirar roupas dos varais, proteger automóveis e cobrir ou remover roupas de cama e alimentos.
O boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Prudente nesta quinta mostra 693 casos confirmados de dengue em 2025, além de 3.798 notificações. Neste ano, também foram confirmados dois óbitos.
A Sesau já confirmou o arrastão de combate à dengue deste sábado, dia 8 de fevereiro, no Conjunto Habitacional Mário Amato e Jardim Prudentino, das 8h às 13h, com apoio da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, entre outros setores. Na ocasião, serão coletados materiais inservíveis que possam servir como criadouros para o vetor da doença.