A Black Friday, para muitos comerciantes e consumidores, marcou o pontapé inicial para as compras de fim de ano. Muitas pessoas estão aproveitando os descontos atrativos já para adquirir os presentes para o Natal, e também para comprar roupas novas para passar os festejos típicos do período – afinal, pelo menos no ano-novo, a grande maioria faz questão de passar com uma vestimenta especial para a ocasião. O comércio, enfim, está otimista, vislumbrando um crescimento nas vendas.
Após esse período crítico de quase dois anos, com momentos marcados, inclusive, por lockdown, o setor começa a “respirar mais aliviado”. O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região) aposta neste momento para sair do retrocesso e estagnação impostos pela pandemia. Como noticiado hoje, o sindicato patronal já definiu a programação especial de fim de ano, com a abertura das lojas no tradicional horário noturno. A ideia é, justamente, atrair os clientes para fomentar a economia.
Um dos grandes motivos para todo esse otimismo é a alta cobertura vacinal contra a Covid-19, que tem se mostrado muito eficaz – basta verificarmos o declínio nos casos de internação, intubações e óbitos. É claro que o vírus ainda continua circulante, por isso não podemos baixar a guarda. No entanto, contra fatos não há argumentos. A vacinação é a grande luz no fim do túnel que tanto ansiávamos.
Com a proximidade do Natal, a esperança de dias melhores se torna ainda mais latente. Com certeza, muitos familiares e amigos que não se veem desde o início da pandemia estão planejando um reencontro. E não há data mais propícia do que o dia do nascimento de Jesus.