Não vai votar?

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 29/10/2024
Horário 06:00

- Não vai votar? Eu estou indo.

- Vai que vou depois.

- Depois quando? Já são quase três da tarde e a votação acaba às cinco.

- Pois é. Vou esperar um pouco mais.

- Esperar o quê? 

- Vou esperar que os políticos acabem com esta farra e decidam simplesmente cumprir o papel deles. Enquanto isso não acontecer, eu não participo mais. Vou de justificativa em justificativa até quando der.

- Mas que farra é essa?

- Você sabe que eu nunca perdi uma votação, não é? Eu não sou um analfabeto político, que troca uma decisão importante como essa por um jogo de futebol ou um churrasco, mas sinceramente, isso precisa ser bom para os dois lados.

- Você diz “bom” porque...

- Digo que tem que ser bom para os políticos e para mim também, que sou cidadão e pago meus impostos em dia e espero que eles façam o mesmo. Mas está difícil. A gente só vê estes candidatos preocupados com o próprio umbigo ou então defendendo um partido que nunca fez nada por mim. Nada. Sério: quando foi que você viu um partido político agir em nome do povo? Eles só querem viver de barganha em barganha. Veja o Centrão, que sempre agiu em bloco para pressionar o governo da vez e assim conseguir mais poder nas negociações do orçamento e nos cargos públicos. São totalmente desconectados da realidade. São muito bons em fazer videozinho bonito na internet, gastam horrores com isso, mas parecem não estar nem aí com falta de creche, saúde e segurança precários, concessão incompetente de serviços públicos e por aí vai. 

- Mas não são só eles que agem assim.

- Não, e é isso que estou dizendo. Quando você olha para um cenário tão polarizado entre esquerda e direita eu também desanimo muito. Parece que se não estiver em um dos lados, não vale, e se ainda assim estiver em um dos lados tem que aguentar a grosseria e ignorância dos outros. Estou bem cheio desse negócio de não conseguir discutir política de jeito nenhum porque nem dá para começar a argumentar que você já ouve: “E o PT, hein?” ou “Ah, mas e o Bolsonaro, hein?”. Ficou chato demais. 

- Mas se você não vai votar, depois não adianta reclamar das decisões que são tomadas. Veja o caso dos vereadores. Se você não participa ativamente na escolha deles, a Câmara é formada por um monte de gente ruim e as decisões vão ser péssimas mesmo.

- Sim, tem razão, mas mesmo os vereadores estão cada vez mais longe da gente. Vivem nas redes sociais, nas brigas entre eles. Queria que fosse diferente, mas estou pessimista demais e para conquistarem minha confiança de novo, vão ter que agir de forma diferente. Quem sabe nesta nova turma que se elegeu, algo aconteça. Fica a dica.  

- Bom, eu vou votar. Respeito sua posição, mas prefiro exercer meu direito e mantenho a fé de que os políticos sejam no mínimo honestos para entenderem que foram eleitos pelo povo e precisam governar para o povo e não para os donos dos partidos, por dinheiro ou para alimentar o próprio ego. Fica a dica também.

Ps. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a abstenção foi recorde nas eleições municipais no Brasil, tanto no primeiro (21,71%) quanto no segundo turno (29,62%), ultrapassando até mesmo o ano de 2020, que teve alta abstenção por conta da pandemia de Covid-19.
 

Publicidade

Veja também