Horários flexíveis, comidinhas e salas com almofadões para uma soneca no meio do expediente, versão on-line, Inteligência Artificial, dinâmicas em equipe, cursos e mais cursos de especialização, workshops de performance, serviços de psicologia e terapia. O que não faltam são opções para o trabalho nosso de cada dia deixar de ser um trauma ou um sacrifício.
A questão, porém, e vou ser bem sincero, é que o único item que não está nesta lista aí de cima é o que realmente funciona: “trabalhar mesmo!”
Pois é, as gerações mais novas que corram desta crônica ou vão ler três verdades difíceis de engolir:
Dinheiro e estabilidade
Saiba que o trabalho lhe dará dinheiro e estabilidade sim, mas aprenda: vai levar tempo! Nas primeiras aulas que dou a alunos ingressantes na faculdade já mando a real: mesmo fazendo o que amo todos os dias desde que saí da faculdade, levei quase 20 anos para me estabilizar como profissional, e também financeiramente. Eu e a torcida do Flamengo!
É difícil ouvir essa expectativa sem querer ficar em posição fetal e chorar no banho? Sim, mas é isso mesmo e não há almoço grátis nem mesmo para aqueles que de repente vão acertar cedo na carreira. O dinheiro poderá aparecer logo de cara, mas junto vêm as responsabilidades, dali a pouco casam, vêm os filhos, mais responsabilidades e a vida sempre será um pague aqui, receba ali. Se for por vias normais, como para mim, dinheiro e estabilidade vieram com o tempo e ele é implacável.
Gente
Trabalho exige relacionamento pessoal e muito! Esqueça esta história de individualismo que a rede social ensinou, que não depende de ninguém, que não está nem aí para o que os outros pensam ou fazem. No mundo do trabalho é fundamental ter uma rede de contatos profissionais para troca de informações e experiências, saber o que está em alta, onde estão os melhores salários e condições e quem irá salvar sua pele nos momentos mais difíceis da vida. Trocando em miúdos: sim, um dia você será demitido, terá que sair de onde está ou vai querer crescer e precisará recorrer a alguém para se virar. Não dá para ser uma ostra nesta hora.
Nem todo trabalho será legal
Você poderá até trabalhar com o que gosta, estar na profissão que escolheu, mas haverá um dia que cairá em sua mesa uma função que irá odiar. E não só isso, mas ela será a pedra mais doída que entrou em seu sapato e até se livrar desta verdadeira bucha terá que lidar sim com trabalhos ruins, que envolvem muito esforço, pouco reconhecimento e relacionamentos insuportáveis. E digo mais: haverá situações assim que nem ao menos você poderá dizer que serviu como experiência. Vão ser péssimas mesmo e pronto. E o que fazer? Respire, faça o melhor mesmo na força do ódio e acione logo o seu networking, a sua rede de relacionamento que citei no item dois.
Por fim, engole o choro, sacode a poeira e vai. Após três verdades absolutas, a melhor de todas elas é que se de fato ama o que faz, você vai descobrir que trabalhar é muito bom e é assim que os seus melhores sonhos se tornarão realidade.