Vários especialistas têm enfatizado que qualquer exercício físico praticado, desde que adequado para a idade, em horários e com tempo estipulado, são bons, mas o importante é que o tipo específico de atividade física não parece importar, embora a maioria das pesquisas tenha envolvido exercícios aeróbicos, visto que estes treinos de maior intensidade parecem conferir um benefício maior para o cérebro.
Melhorar o nível geral de aptidão dos sistemas cardiovascular, pulmonar e muscular é fundamental, especialmente para o idoso, já que melhorar particularmente a cardiorrespiratória serão os maiores benefícios, eliminando o cansaço, as dores musculares e o desânimo, que são três grandes sabotadores de qualquer indivíduo para praticar atividades físicas, e com o idoso, podem ser mais impeditivos.
Também é bom acrescentar que o equilíbrio, a visão e audição precisam estar em sintonia, pois evitar quedas é o principal objetivo. Ninguém deseja machucar-se no início de uma atividade física, nem no final deste exercício, afinal, objetivam-se benefícios.
Todos nós da terceira idade precisamos incorporar urgentemente atividades físicas em nossas vidas, fazendo um esforço consciente para nos envolvermos em exercícios, inicialmente de menor, para os de maior intensidade.
Então, quais são as atividades físicas mais apropriadas na terceira idade, que podem trazer mais benefícios a nossa vida, propiciando mais autonomia e independência?
A natação tem sido considerada como um dos melhores exercícios físicos que se pode praticar, não só para a terceira idade, mas para todas as faixas etárias. Ela ajuda na melhora da respiração, no controle da pressão arterial, no sistema osteoarticular e propiciando mais atenção, afinal é preciso ter senso de direção dentro da piscina, ter velocidade, manter a respiração sincronizada com os movimentos e, claro, tomar cuidado para não engolir e nem aspirar a água.
Andar de bicicleta é outra atividade física muito importante na terceira idade. Ajuda no equilíbrio, na atenção, na visão e audição de ir e vir, sincronização de pedalar, melhorando intensivamente a respiração e as atividades do coração. Um lembrete é ir sempre com capacete, cotoveleiras, joelheiras e luvas. Todo cuidado deve ser prevenido.
E, por fim, também muito importante, são as corridas. Iniciar com baixa velocidade e ir aumentando gradativamente são orientações importantes.
Tudo isto, sempre é bom lembrar, é antecipado de avaliações médicas.
Vamos exercitar?