"Na ponta dos pés”

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 10/09/2016
Horário 10:04
 

Há dois anos, o Fórum de Presidente Prudente participa do Projeto "Arte e Cultura no TJSP" que tem como objetivo difundir a cultura brasileira, valorizar e motivar os funcionários por meio de eventos culturais, proporcionando momentos agradáveis ao ambiente forense. E até o dia 19 deste mês, o atrativo tanto aos profissionais da Comarca, quanto ao público em geral é a Exposição Fotográfica: "Na ponta dos pés", trabalho da servidora e fotógrafa Heloisa Rotta que apresenta em PB (preto e branco) a peculiaridade de seu olhar clínico, bailarinas da cidade e região em ambientes incomuns, mostrando o contraste da elegância e da leveza com o ambiente urbano.

Jornal O Imparcial Fotos são acompanhadas de depoimentos das meninas e estão expostas no Forum de Presidente Prudente; Nivea Castro resume a vida de uma bailarina

"Fiz as fotos coloridas, mas optei pelo PB, por sua elegância! Busco mostrar a beleza, a força da dança, o resultado do trabalho árduo dessas meninas . A grandeza de uma bailarina não está apenas no ficar na ponta dos pés. É mais do que isso! Está na posição das mãos, na leveza dos dedos, no queixo levemente erguido, nas costas impecavelmente eretas, no olhar enlevado, no sorriso gracioso!", exclama a profissional.

Heloisa explica, que cada uma das bailarinas que participaram do projeto deixaram um pequeno depoimento que está exposto junto com as fotos, e um deles, o de Nivea Castro, resume a vida de uma bailarina: "Ficamos anos fazendo aula, ensaiando uma variação, horas a espera do dia da apresentação, minutos apresentando e segundos sendo aplaudidas, mas são esses segundos que recompensam todo esse tempo!".

"Tento passar por meio de cada imagem o estilo de cada uma dessas meninas, cada ensaio foi pensado com base na maneira de ser delas, em suas características particulares. São 35 fotos que representam a realização de um sonho, meu e das bailarinas! Meu em compartilhar o que capturei e delas em transmitir ao público o que a dança representa em suas vidas", ressalta Heloisa.

 

Inspiração

Conforme a artista visual, o projeto foi inspirado no trabalho de Dane Shitagi, fotógrafo nova-iorquino que há mais de 14 anos trabalha com o projeto "The Ballerina Project", o qual já inspirou diversos outros fotógrafos pelo mundo todo.

Heloisa explica que a inspiração em Dane é simples. "A primeira foto que vi desse fotógrafo me deixou de boca aberta, encantada, apaixonada. Tocou lá no fundo! Então, pensei, por que não? Temos aqui em nossa cidade e região bailarinas talentosas, meninas incríveis, que ‘vivem’ a dança. Eu sabia desde o início o resultado que queria: a somatória do talento delas com um olhar delicado, apurado", enfatiza.

 

Mais que um hobby

Segundo Heloisa, em seu ponto de vista, além de hobby ela enxerga a fotografia como uma profissão encantadora, pois traz em imagens histórias de vida, por um simples olhar, ou pelas mãos calejadas de uma pessoa, a beleza pela dança, música, teatro, etc...

"Fotografar é congelar o tempo, como todos dizem. Mas, para mim é mais que isso, ela só é uma arte realmente linda quando transmitimos algo além da imagem, a calma da paisagem, a felicidade das pessoas, o sentimento do fotografado... E eu tenho certeza que em algumas dessas trinta e poucas fotos consegui transmitir isso: o sentimento, o amor de cada uma delas pela dança", frisa.

 

Estrelas terrestres


Elas dedicam toda uma vida à dança. Algumas começaram a brilhar na dança com apenas três anos de idade. E o resultado encanta a qualquer pessoa, desde as mais apuradas tecnicamente até as totalmente leigas no assunto. Elas são estrelas terrestres, e Heloisa aplaude e evidência em suas imagens algumas dessas meninas: Aline Soares, Ana Helena Parizoto, Ana Laura Quintas, Ana Salles, Bruna Kalil, Carla Lima, Carolina Mescoloti, Lara Bergamo Iamada, Marcela Lorenti, Mariana Silva, Nivea Castro, Teresa Barata, Thais Delgado Volpe, Vanessa Riga e Vitória Mota.

 

Heloisa Rotta

Formada em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, assistente judiciária no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Heloisa diz ser fotógrafa da família e dos amigos! Ela conta que desde adolescência sempre foi apaixonada por registrar momentos em um mágico "click".

"Comecei a fotografar espetáculos por conta da minha filha que foi dançarina na Escola de Dança Beth Libório, por muitos anos. Iniciei fotografando bailarinas ali e aos poucos fui buscando melhorar a técnica com cursos e troca de informações com colegas da área, também. Já fotografei outros temas, mas me identifico realmente com a dança", salienta.

 

Serviço

A Exposição está no andar térreo do Fórum até o dia 19 de setembro durante o horário de expediente, das 9h às 19h para advogados e estagiários de Direito e das 12h30h às 19h para o público em geral. O endereço é Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.201, Vila Euclides, Presidente Prudente.

 

 
Publicidade

Veja também