Na categoria sênior, martinopolense garante vaga na final estadual

Pela sênior, ainda terá uma nova possibilidade de chegar na final do Estado, através da fase Estadual do Interior, que será em 15 de agosto, em Assis.

Esportes - Jefferson Martins

Data 23/04/2015
Horário 10:54
 

José Mateus Marcelino da Silva, de Martinópolis, foi o campeão da categoria sênior, ligeiro, da fase regional da 13ª Delegacia da Alta Sorocabana de Judô na Divisão Especial (acima da faixa verde), em 18 deste mês, no ATC (Assis Tênis Clube), em Assis. Com a vitória sobre o prudentino Rodrigo Elias de Carvalho, graduação marrom, da Associação Fênix/Apea, ele garantiu vaga na etapa estadual, que ocorre em 19 de setembro, ainda sem local definido. Ao todo, 42 judocas da região de abrangência da delegacia participaram da competição, que além da classe sênior contou também com atletas no sub-15, sub-18, sub-21.

O também martinopolense Guilherme Marcelino venceu Matheus Giasante, de Assis, no meio-pesado. Ainda garantiram a vaga, Leonardo Watanabe, de Presidente Venceslau – da AVJK/Sert (Associação Venceslauense de Judô Kenshin) –, pela superligeiro, Carlos Renan Camilo, de Martinópolis, na meio-leve, e Gabriel Fructuoso, de Santo Anastácio, na médio.

"Eles não tinham concorrentes, por isso já avançaram direto para a fase estadual", revela André Gustavo Costa Gonçalves, delegado regional, que lutou, porém não se classificou. Pela sênior, ainda terá uma nova possibilidade de chegar na final do Estado, através da fase Estadual do Interior, que será em 15 de agosto, em Assis.

 

Dupla prudentina


Representando Presidente Prudente, entraram no tatame, outros dois atletas, ambos da Academia Nelson Morimoto. Marcos Rogério Tanaka, sênior, meio-médio, faixa marrom, que perdeu na primeira luta e não avançou. Victor Hugo Ribeiro Buzetti, sub-21, meio-médio, mesma faixa, teve apenas um adversário, porém foi derrotado. "Os resultados não foram tão bons, mas o foco deles não era o resultado e sim atuar na arbitragem, no entanto valeu a experiência, de participar da competição", diz Nelson Morimoto, professor da dupla.

Leonardo Watanabe também conquistou a vaga na classe sub-18 e sub-21, assim como Gabriel Aparecido Santana Pereira, de Martinópolis, que também carimbou a vaga para o evento, com atletas para 18 anos. Pelo sub-21, Gabriel Fructuoso, de Santo Anastácio, também foi primeiro, porém por não ter adversário. De acordo com André Gonçalves, 42 atletas participaram do campeonato, no entanto estavam previstos 80 participantes. Mesmo com a queda no número de judocas, ele se diz satisfeito com o nível técnico dos presentes.

"Tem melhorado muito, principalmente depois dos treinamentos regionais, que tem surtido bom efeito", completa. No entanto a fase estadual, nas classes sub-15, sub-18 e sub-21, ocorrerá entre os dias 25 e 26 de abril, em Botucatu, no Ginásio da AAB (Associação Atlética Botucatuense).

 

Encontro de professores


Morimoto, da Academia Nelson Morimoto, participou em 18 deste mês do encontro de educadores de judô, que visava discutir o ensino da modalidade e as metodologias da utilizadas, durante as aulas. "Foi melhor do que eu esperava. Tive a oportunidade de estar junto de 30 professores e discutir sobre o ensino do esporte na sua totalidade, pois hoje em dia, muitos profissionais ensinam a lutar, porém esquecem da essência do judô, que está na formação intelectual", enfatiza que foi uma experiência enriquecedora.

Morimoto conta ainda que ao longo do dia pode ter contato com profissionais de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Entre eles, o português Pedro Dias, que nas Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008, conquistou o nono lugar, na categoria menos 66 kg (quilos). "Ele está morando em Maringá ", diz. O encontro foi promovido pelo também educador da modalidade Roberto Nagahama, da AMCF (Academia Maringaense de Cultura Física).

 
Publicidade

Veja também