Na manhã de ontem, o projeto Prudente Colorida iniciou as ações idealizadas para homenagear Presidente Prudente no ano do centenário da cidade. A iniciativa consiste em prestar serviços de mão de obra para melhorias de algumas praças comunitárias. O projeto foi idealizado pelo programa municipal de educação integral Cidadescola e conta com parcerias com a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Coordenadoria Municipal da Juventude e da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo). Além da parceria com esses órgãos, o projeto conta o apoio de alunos do próprio programa, de moradores e instituições – como igrejas - dos bairros atendidos.
Na manhã de ontem, 30 voluntários participaram da ação
A primeira praça beneficiada foi a Praça Fernão Dias, no Jardim Paulista. Cerca de 30 pessoas realizaram reparos nas calçadas, pequenos reparos nos bancos e mesas, pintura e cortes nas árvores. Entre os participantes, estavam moradores vizinhos da praça, integrantes da igreja Nova Jerusalém do Jardim Paulista, alunos do programa e representantes das secretarias envolvidas.
Diretora do programa Cidadescola e uma das idealizadoras da iniciativa, Sirlei Oliveira destaca os objetivos da ação, ressaltando a importância do trabalho que começou a ser colocado em prática ontem. "Além de proporcionar melhorias às praças e as moradores, o projeto visa presentear Presidente Prudente, já que estamos no ano do centenário. Fazemos isso como forma de gratidão à cidade", expõe Sirlei.
Um dos voluntários da ação no Jardim Paulista, o mecânico amparado Luiz Araújo Sales, que mora em frente à praça desde 1973, conta que a ajuda chegou em boa hora, pois, segundo ele, os moradores próximos da praça se esforçam diariamente para mantê-la em ordem. "Sempre varremos, cuidamos das plantas e árvores. Um ajuda o outro nesses trabalhos". Ainda sobre a relevância dos esforços coletivos, Sales ressalta também a questão da segurança proporcionada pelas melhorias. "É bom, pois não fica com aquele aspecto de abandono. Isso faz com que quem passe tenha mais segurança também", completa.
Próximas ações
Outro objetivo do projeto é atender uma praça da cidade a cada 15 dias. A próxima praça beneficiada será a Praça dos Imigrantes, localizada no Jardim nos Rosas. Os trabalhos estão marcados para o próximo sábado, dia 20, a partir das 8h. Além das secretarias envolvidas, o trabalho no Jardim das Rosas contará com a ajuda da Unesp e da Associação de Moradores do Jardim das Rosas.