Mutirão oferece exames gratuitos para prevenção de glaucoma e catarata em Prudente

Ação promovida pela clínica Oftalmolaser ocorre neste sábado, das 8h às 16h, no Parque Shopping Prudente; será avaliada saúde da parte interna do globo ocular e do nervo óptico

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/06/2024
Horário 18:25
Foto: Agência Brasil
Objetivo do mutirão é conscientizar sobre importância da prevenção de doenças oculares
Objetivo do mutirão é conscientizar sobre importância da prevenção de doenças oculares

A Oftalmolaser promoverá a quarta edição do Mutirão do Glaucoma e Catarata em Presidente Prudente. O evento é gratuito e será realizado neste sábado, das 8h às 16h, no Parque Shopping Prudente.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessas doenças oculares e orientar sobre os sintomas e complicações causadas pelo glaucoma e catarata. "A intenção é garantir que as informações alcancem as pessoas de forma preventiva, uma vez que um diagnóstico precoce pode tornar o tratamento viável", menciona a organizadora.

A ação contará com equipe multidisciplinar especializada nas doenças oculares para orientação e realização de exames preventivos gratuitos, como o exame oftalmológico com auto refrator, o exame de fundo de olho e a avaliação do nervo óptico.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 120 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, e a catarata e o glaucoma são duas das principais causas de perda de visão no país.

A catarata é uma doença que afeta o cristalino, a lente natural do olho, e que causa opacidade progressiva, impede a passagem de luz e dificulta a visão. Os sintomas incluem visão embaçada, cores desbotadas, aumento da sensibilidade à luz, halos em torno das luzes e dificuldade em enxergar à noite. O tratamento consiste na remoção do cristalino afetado e substituição por uma lente artificial. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo, afetando cerca de 17 milhões de pessoas.

Já o glaucoma afeta o nervo óptico, responsável por transmitir as informações visuais ao cérebro, e que pode levar à perda irreversível da visão, se não for tratada a tempo. Os sintomas iniciais são imperceptíveis e, se o diagnóstico for tardio, poderá ter ocorrido uma perda significativa da visão. Por isso, é fundamental realizar exames regularmente. O tratamento do glaucoma é feito com colírios, laser ou cirurgia. Segundo a OMS, o glaucoma é a segunda principal causa de
cegueira no mundo, afetando cerca de 76 milhões de pessoas.

A OMS recomenda que, a partir dos 40 anos de idade, as pessoas realizem exames oftalmológicos regularmente, principalmente em caso de histórico familiar ou outros fatores de risco, onde o acompanhamento recomendado é anual.

Publicidade

Veja também