Mutirão continua hoje no Parque do Povo e Ana Jacinta, em Prudente

E as 3 mil primeiras pessoas que chegarem aos locais receberão um “papa-pilhas", para guardar as pilhas até a realização do próximo mutirão, em 2016.

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 13/06/2015
Horário 07:11
 

O Mutirão de Lixo Eletrônico continua hoje em Presidente Prudente. A ação foi iniciada ontem com a coleta nos quatro distritos, e segue hoje no município, com dois pontos fixos para descarte dos materiais. Um deles está no Parque do Povo, ao lado do quiosque de wi-fi, entre as 8h e às 16h; e outro no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, ao lado do PA (pronto atendimento) do bairro, das 9h às 13h.

Jornal O Imparcial Ontem, caminhão do Mutirão do Lixo Eletrônico percorreu os 4 distritos de Prudente

O trabalho é realizado pela Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), e tem parceria com a Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e deve reunir 400 voluntários na ação. As pessoas que entregarem o lixo ganham cupons para concorrer a dez bicicletas, tablet, notebook e videogame. E as 3 mil primeiras pessoas que chegarem aos locais receberão um "papa-pilhas", para guardar as pilhas até a realização do próximo mutirão, em 2016.

De acordo com o titular da Setec, Rogério Marcus Alessi, em sua 8ª edição, a expectativa é recolher cerca de 80 toneladas de materiais eletrônicos, o que representa seis caminhões cheios.

As pessoas podem descartar materiais eletrônicos em geral, como televisores, aparelhos de som, pilhas, celulares, computadores e outros componentes e equipamentos eletrônicos. Como já informado por O Imparcial, "lâmpadas não são consideradas lixo eletrônico e não devem ser levadas ao mutirão", alerta.

Segundo Alessi, este material deve ser descartado nos estabelecimentos em que foi comprado. Equipamentos da "linha branca", como geladeiras, micro-ondas, fogão, entre outros, também não são recolhidos.

 

Distritos


O trabalho nos distritos rendeu uma carga cheia do caminhão. A equipe da prefeitura percorreu os quatro distritos, Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão, ontem, entre as 9h e às 15h. Segundo Leonardo Lopes, integrante do mutirão, a participação da população foi boa, de forma geral, mas Montalvão foi o distrito com menor número de coletas. Já em Floresta do Sul, a adesão foi grande. "Houve pouco descarte em Montalvão. Já nos demais distritos, as pessoas seguiam o caminhão para deixar o lixo eletrônico", comenta.

A equipe passou por todas as ruas dos distritos e para em pontos estratégicos por alguns minutos para receber os eletrônicos. Nesta edição, os televisores de tubos, aparelhos de DVD e aparelhos de som foram os mais descartados, respectivamente.

Alessandra Lopes, 38, balconista, de Montalvão, aprova ação. "Acho muito importante. A gente faz o descarte correto, não prejudica o meio ambiente e ainda desafoga os entulhos de casa", frisa. Isabel dos Santos, 50, dona de casa, também gosta da iniciativa. "Ações sustentáveis são sempre bem-vindas", relata.
Publicidade

Veja também