O Mutirão do Lixo Eletrônico de Santo Anastácio arrecadou, no último sábado (3), aproximadamente 1 tonelada de material. Com apenas um ponto de arrecadação na cidade, localizado na Praça Ataliba Leonel, o resultado foi promissor, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Estiveram presentes na ação 21 trabalhadores da Acasa (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Santo Anastácio) e a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O diretor da pasta, Euclides Soares de Freitas, destaca a prática sustentável da destinação correta do lixo eletrônico como forma de contribuição para uma sociedade justa, economicamente viável e, principalmente, correta em termos ambientais. O montante arrecadado evita sérios danos ao meio ambiente.
Os materiais serão vendidos para uma empresa que fará a destinação correta dos eletrônicos e o valor recebido será dividido entre os trabalhadores da coleta seletiva.
O mutirão durou 4 horas - das 8h às 12h.
Foram coletados diversos materiais como: TVs, rádios, ventiladores, computadores, mouses, pilhas, baterias, etc. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Anastácio, Cléber Bonilha, orienta que quem ainda possui resíduos de eletroeletrônicos e pilhas pode se dirigir aos pontos de coleta permanentes, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente, localizada no Paço Municipal, nas escolas municipais, no barracão da Prefeitura. “Na segunda quinzena de junho, a empresa especializada na coleta e destino correto desses materiais recolherá todos esses resíduos”.
Esta é uma ação dos municípios do Cirsop (Conselho Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista) e Green Eletron.