“Da Janela”, do músico e compositor Samuel Lima, 35 anos – também conhecido como Muca –, chega às plataformas de streaming, nesta sexta-feira, e dá tom do terceiro álbum do artista prudentino. O novo trabalho de Muca vem com cinco canções inéditas e de sua autoria.
Muca é músico, contrabaixista e compositor, e nesse trabalho também canta. Para essa produção, ele contou com a parceria de outros músicos de Presidente Prudente e região. “Esse trabalho demorou um ano pra ficar pronto, pois cada música, cada instrumento era gravado em home estúdio. Eu criava as ideias e passava pra eles. E aí dependia da disponibilidade de cada um. E eu acompanhava cada gravação”, afirmou Muca.
“Da Janela” surgiu durante um período de férias. De 2022 para 2023, Muca disse que resolveu tirar um longo período de férias e não fazer nada. “Resolvi descansar e acabei compondo as músicas para esse terceiro trabalho [risos]”.
Com relação ao título do disco, “Da Janela”, Muca não necessariamente conta suas histórias, e sim, relata as situações do cotidiano que presenciou durante suas férias. “É da janela que se observa os movimentos e situações do cotidiano. Eu estava de férias na praia e comecei a observar a interação das pessoas, o clima, a paisagem, como é bom estar com quem você ama e sob essa perspectiva as canções vieram à tona. Elas falam sobre a vida a dois, sobre saudade, relacionamento”.
Nesse álbum, Muca conta que buscou inspiração no gênero folk rock. O folk é uma marca da cultura de diversos países da Europa e também dos Estados Unidos, que possui uma antiga e rica tradição. O folk rock é uma mistura dos dois estilos. “Sempre gostei muito do folk, é uma música mais calma, mais tranquila, com muito violão”, afirmou Muca.
Em “Da Janela”, Muca mistura o folk com um pouco de rock. “Trago a influência do folk rock com uma pitada mais energética que é o rock, com som da guitarra também”.
Além do folk rock, o novo trabalho traz ainda o gênero pop rock e influências da nova MPB, que pode ser conferida nas canções de Tiago Iorc, Anavitória e Vitor Kley.
A produção do seu primeiro disco – “Embrionário” – foi lançado através de um edital de cultura da Lei Aldir Blanc, em 2021 e foi todo instrumental, com muita influência de jazz. Já o segundo trabalho – “Vida Adulta” – lançado em 2023, teve a parceria do produtor Felipe Serrano de Curitiba (PR), já entrando na linha da nova MPB e folk rock. “Nesse segundo trabalho é que eu comecei a cantar em algumas músicas e no terceiro, assumi o vocal e coloquei a minha voz em todas as canções e a diferença na produção, no resultado, é incrível”.
Nesse álbum, Muca chamou alguns amigos e parceiros, entre eles o produtor musical Walker Akira, de Martinópolis, para ajudar na produção.
Muca, casado com Jennifer Lima, pai da Giovana de 15 anos e da Bárbara de 7, se emociona quando questionado sobre o que a música significa na vida dele. “Não consigo ficar sem. É uma arte onde eu consigo expressar meus sentimentos, as coisas que vejo e que penso”.
Com 9 anos de idade, Muca aprendeu a tocar violão. Na adolescência se apaixonou pelo contrabaixo. Aos 20 anos se tornou músico profissional e começou a jornada de acompanhar artistas pela região. De uns anos pra cá isso mudou. “Chegou uma hora em que pensei que eu teria que ser o protagonista do meu som. Formar um público, o que é muito difícil, mas eu aposto muito no nosso portfólio. A gente vem participando de alguns editais, se apresentando por algumas cidades e com esse novo trabalho, temos a expectativa de circular ainda mais”.
O lançamento do álbum “Da Janela” será nesta sexta-feira, nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, entre outras. O álbum contem cinco músicas inéditas e de autoria de Muca:
- “Dias Iguais”
- “Memórias”
- “Moça”
- “Gravidade”
- “Perto de Mim”
Muca adiantou que está “orquestrando” o show de lançamento do álbum ainda para esse semestre. “Estamos tentando conciliar a agenda de shows que já estavam marcados. Mas provavelmente entre setembro e outubro desse ano, acredito que possamos fazer o show de lançamento desse terceiro álbum”.
Ficha Técnica
Composições: Muca
Produção Musical: Walker Akira e Muca
Mixagem/Masterização: Ricardo Fogo
Bateria: Daniel Mazini
Teclados: Jonatas Mancuzo
Baixo elétrico: Muca
Violão: Wlaker Akira
Guitarra: Lucas Lima
Vocal/backing vocal: Muca
Arte da Capa: Muca
Distribuição Digital: Tratore
Divulgação
Capa do disco “Da Janela”, do músico, contrabaixista e compositor, Samuel Lima – Muca