Música. Aquele som que você, geralmente, coloca para animar o dia, ou fazer as tarefas que são mais chatas. Porém, ela também serve para ensinar e mudar vidas. O Maestro Luizão, há 25 anos, ensina crianças a partir de 3 anos de idade e contou um pouco como as notas musicais podem ajudar na formação do cidadão e ajudar no aprendizado.
O maestro diz que existem estudos que comprovam que a música ajuda a desenvolver e criar disciplina nas crianças. Mas, não pense que você vai poder usar isso como desculpa para escutar música o dia todo. Luizão comenta que aquele ensino musical, mais voltado para o lazer é necessário. Porém, o certo é que seja ensinado a linguagem musical e a disciplina de um músico, “Eu acho super, mega importante que se ensine músicas nas escolas, mas a parte da linguagem. Eu acho errado ter ensino musical nas escolas só para ocupar o tempo das crianças. Eu participo do programa Cidadescola, e esse trabalho com arte tem resultados extremamente positivos”.
NÃO É MOLE NÃO!
O professor diz que apesar de gratificantes, ensinar música não é fácil. “A grande dificuldade é encontrar pessoal especializado. Você tem que entender para ensinar o instrumental”, comenta Luizão, que ministra aulas de violino e viola de corda.
O maestro se arrisca em várias áreas, inclusive na dos berçários. Pois é, Luizão está realizando estudos, e com resultados positivos, para levar a música para os pequeninos. “A criança aprenderá ritmos, as notas, uma série de coisas, antes mesmo de saber ler. Aguçando isso, você leva ajuda para os aprendizados futuros”, comenta. “Como que aprendemos a falar? Escutando! Então, esse estudo fará muito bem para eles. É muito mais fácil ensinar crianças”, explica.
MUDA VIDAS!
O professor já perdeu a conta de quantas crianças já ensinou. “Nossa, passa de três mil. Só hoje, são 450, dentre esses 250 bolsistas”, diz. Ele comenta que a cidade tem muitas opções para quem quer ser músico. “Você não vai ficar desamparado”.
Desses três mil alunos, muitas histórias já foram por ele presenciadas, porém ele cita uma específica para mostrar que a música muda e dá forças para a vida. “Há várias crianças que tem histórias interessantes, mas uma que sempre me lembro é de uma aluna que quando criança perdeu a mãe biológica, foi adotada, e depois de 11 anos a mãe adotiva também faleceu. E ela superou essas perdas por causa da arte. Ela não só toca, mas também dança, faz outros projetos. Ela é extremamente disciplinada, quais mudar a vida dela, e fez isso pela arte”.
******************************************************************************************
ONDE IR?
QUINTAL DE HISTÓRIAS
“Gatos sem Fundos”
Data: sábado, às 15h. Grátis.
Local: No Quintal do Sesc Thermas de Presidente Prudente
Classificação etária: livre.
ARTE EM CENA
“Lampezão e Maria Botina
Data: domingo
Horário: 15h
Local: Área de Convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente
Entrada: gratuita
Classificação etária: livre.
OFICINA
Bambolê
Data: domingo
Horário: 16h
Local: Quiosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente
Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade
Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina
Vagas limitadas
Close Criança
O sorridente Davi Carvalho Santos, que completa 7 meses no sábado, é a alegria dos papais Gislaine Carvalho S. Santos e Cassiano dos Santos. É também o príncipe dos avós Aparecida e Isake e Maria de Fátima e Nelson. Muitos sorrisos em sua vida e que sua luz reflita sempre em todas as pessoas em sua volta. Deus o abençoe!