Os munícipes do Conjunto Habitacional Brasil Novo, em Presidente Prudente, destacam que o bairro possui uma infraestrutura completa, com comércio abastecido, áreas de lazer, unidades de educação e saúde, cujo atendimento é elogiado. No entanto, para a vendedora Danielle Neves Rocha, 24 anos, deveria existir mais celeridade no agendamento de consultas médicas, já que "há cidadãos que esperam até dois meses para serem atendidos por um profissional". Segundo Danielle, este problema seria resolvido se o quadro de profissionais da unidade fosse ampliado. O microempresário Marcelo Honorato, 36 anos, também pede agilidade nos atendimentos. "Ninguém deveria esperar tanto tempo para ser consultado", pondera.
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), informa que a equipe médica e multiprofissional da UBS (Unidade Básica de Saúde) local é condizente com a necessidade do bairro. Além disso, enfatiza que o município disponibiliza o posto de saúde do Jardim Guanabara, nas proximidades do Brasil Novo, que funciona como Pronto-Atendimento das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana e feriados. "Até o fim deste semestre também está prevista a inauguração da UPA da zona norte, que irá beneficiar os moradores de toda aquela região da cidade", acrescenta.
Danielle ainda salienta que a creche Jovita Terin está atualmente sem vagas para o berçário. A situação a preocupa, pois ela precisa retornar da licença-maternidade no próximo mês e ainda não encontrou uma unidade para sua criança. A este respeito, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) comunica que, devido ao aumento da população por conta dos novos bairros, tais como Bela Vista, Tapajós, Cremonezi e João Domingos Netto, a demanda de vagas nas creches aumentou. "A Jovita Terin atende 399 alunos e na lista de espera para os grupamentos de berçário há apenas dez crianças moradoras do Brasil Novo", salienta. A pasta enfatiza que a solução encontrada para suprir a defasagem é observar não somente o endereço de moradia dos pais das crianças, mas os bairros dos locais de trabalho dos mesmos.