Em 2024, o escritório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Presidente Prudente registrou 42.244 atendimentos para mulheres, oferecendo suporte em diversas áreas essenciais para o desenvolvimento dos negócios. Desse total, 26.707 atendimentos foram para empreendedoras com negócios formalizados, enquanto os demais contemplaram potenciais empreendedoras. Os atendimentos abrangeram temas como gestão financeira, marketing digital, inovação, planejamento empresarial e formalização como MEI (Microempreendedor Individual), além de orientações, capacitações e mentorias focadas no fortalecimento do empreendedorismo feminino. Segundo o Portal do Empreendedor, as mulheres representam 48,65% dos MEIs na região. Dentre os 67.575 MEIs ativos, 32.876 são comandados por mulheres.
Dentre os muitos programas e produtos voltados especialmente para mulheres, o programa "Sebrae Delas" tem sido um grande aliado para o empreendedorismo feminino. Veronica Doria, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do "Sebrae Delas" na região, fala sobre o objetivo das ações voltadas para as mulheres.
“O Sebrae Delas visa apoiar e estimular o empreendedorismo feminino por meio de ações que aumentam a probabilidade de sucesso dos negócios, desenvolvem comportamentos empreendedores e fomentam a conexão e o networking entre mulheres empreendedoras. Neste Dia da Mulher, celebramos o potencial empreendedor das mulheres da nossa região e nos colocamos à disposição para apoiar essa trajetória, que, apesar dos desafios, tem gerado grandes conquistas”, afirma.
Tanto aspirantes a empreendedoras, que desejam iniciar um negócio, quanto mulheres formalizadas podem participar do "Sebrae Delas", recebendo conteúdos exclusivos, qualificação pessoal e profissional, participando de eventos e fortalecendo o networking. Para saber mais sobre iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino, basta acessar contato.sebraesp.com.br/sebraedelas ou entrar em contato pelo WhatsApp (18) 99185-3036.