A programação para 2024 da Feira da Mulher Empreendedora já está sendo preparada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. E um ponto definido é que neste ano haverá duas grandes edições do evento. Em 2023 foram três (março, junho e novembro). As Feiras em Adamantina reúnem em média 120 participantes, nos segmentos de alimentação, vestuário, revenda de produtos de beleza e cosméticos, artesanato, acessórios, papelaria, artigos em madeira, entre outros.
ESTÁGIO REMUNERADO
O programa de estágio remunerado da ACIFP (Associação Comercial e Industrial de Flórida Paulista) está completando o seu primeiro ano de funcionamento. Voltado para os alunos do ensino médio da Escola Pércio, que possuem 16 anos completos, o projeto visa à inserção dos mesmos no campo profissional para a aquisição de experiências e, nesta primeira fase, já possibilitou a formalização de três participantes, que ao completarem a fase de estágio, foram contratados pelas empresas e passaram a fazer parte de seu quadro profissional com salário e carteira assinada.
VIOLONCELO
A floridense Maria Vitória de Carvalho, 16 anos, conquistou o 1º lugar para estudar o instrumento violoncelo no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, na cidade de Tatuí (SP). Ela começou sua trajetória musical tocando na Igreja Batista de Flórida Paulista, depois ingressou no projeto Guri do polo de Adamantina, onde teve seus primeiros ensinamentos técnicos sobre o instrumento. Em 2023, ingressou na Orquestra Sinfônica do Grupo de Referência do projeto Guri de Presidente Prudente, participando de alguns concertos de final de ano.
CONSERVATÓRIO MUSICAL
Com responsabilidade e interesse em melhorar a sua performance musical, Maria Vitória inscreveu-se para o processo seletivo do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, na cidade de Tatuí (SP), conseguindo ficar em 1º lugar para se matricular no curso de violoncelo da turma de 2024. O desafio agora é conciliar a vida de estudante do 2º ano na Etec Eudécio Luiz Vicente de Adamantina, onde cursa o ensino médio/técnico de administração, com o curso de música, que vai proporcionar-lhe bagagem para ser musicista profissional.
VÍTIMAS DA COVID-19
O local de homenagem póstuma às vítimas da Covid-19 do município de Pacaembu, no qual foi efetuado o plantio de árvores, próxima à PSF (Programa Saúde da Família) Antônio Neudecir Steque, continua abandonado. O plantio das árvores foi feito inclusive com a presença de familiares das vítimas, sendo na época de aniversário da cidade. Porém, árvores plantadas como homenagem estão totalmente abandonadas, não recebendo nenhum cuidado e o mato tomando conta; sendo que algumas árvores plantadas já morreram devido o descaso.
VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
É implantado em Lucélia o projeto “Vizinhança Solidária Rural”, visando garantir maior segurança na zona rural do município. O projeto é realizado através de uma iniciativa do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Polícia Militar, Polícia Civil e parceiros. Marcos Lima, presidente do Conseg, ressaltou que o trabalho de vigilância rural é implantado através do patrulhamento rural da qual está todo integrado para um monitoramento mais efetivo.
PARCÃO
A Prefeitura de Dracena inaugurou na última sexta-feira (12) o “Parcão” municipal, um playground para cães. A estrutura está instalada no bairro Emílio Zanatta. Conforme divulgou a administração municipal, o espaço foi idealizado para proporcionar lazer e melhorar a qualidade de vida dos moradores, que poderão levar seus animais de estimação para passear e brincar no local. A estrutura foi desenvolvida com o intuito de possibilitar a interação dos pets, entre si e entre os tutores, de forma segura e divertida. Além do “Parcão”, a mesma área tem playground para crianças, quadra de vôlei, pista de caminhada e bebedouro coberto. De acordo com a Prefeitura de Dracena, a construção foi orçada em R$ 274.029,17.
FILOSOFANDO EM TROVAS
Grande tristeza do homem:
É só olhar para trás
E perceber que a infância
Pra ele não volta mais.
(José Costa)