Mulher é presa e autuada em R$ 3 mil por maus-tratos a cachorro em Presidente Epitácio

Tutora mantinha dois cães em casa, sendo que um deles apresentava feridas nas orelhas, olhos e patas, o que levantou suspeita de leishmaniose, a qual foi confirmada

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 31/10/2024
Horário 09:53
Foto: Polícia Militar Ambiental
Diagnóstico de leishmaniose foi confirmado por equipes da Vigilância Sanitária do município
Diagnóstico de leishmaniose foi confirmado por equipes da Vigilância Sanitária do município

Uma moradora de Presidente Epitácio, 45 anos, foi presa nesta quarta-feira, por prática de maus-tratos a animal doméstico. Pelo crime, ela foi autuada pela Polícia Militar Ambiental, em R$ 3 mil, antes de ser apresentada na Delegacia da Polícia Civil, onde permaneceu no aguardo de audiência de custódia. Em sua residência, no Jardim Tropical, patrulheiros do policiamento ambiental localizaram dois cães, sendo que um deles, em estado visivelmente debilitado, apresentava feridas nas orelhas, olhos e patas, o que levantou suspeita de leishmaniose, diagnóstico que foi confirmado por equipes da Vigilância Sanitária do município. 

“A tutora do animal declarou que o cão estaria sob seus cuidados há algum tempo e que as lesões seriam resultado de uma briga com outro cachorro na rua, o que não condizia com o tipo de lesão observado no animal”, explica a Polícia Ambiental. “Mencionou que aplicou um spray nas feridas, mas essa foi sua única medida de tratamento. Também foi observado que não havia alimentação disponível para o animal e que, ao receber um pouco de ração oferecida pela equipe, não conseguiu se alimentar, possivelmente em função da fraqueza que apresentava”, revela o órgão.

Foi acionado apoio de um médico veterinário para avaliação do cão, ocasião em que o animal recebeu medicação para dor e foi diagnosticado com suspeita de leishmaniose, a qual foi confirmada após teste rápido feito pelas equipes da Vigilância Sanitária. Com a detenção da tutora, o animal foi apreendido e encaminhado ao abrigo do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). 
 

Publicidade

Veja também