Mudanças no BB atingem 16 agências da região

Por economia, instituição bancária anunciou que fechará sete agências e nove serão transformadas em postos de atendimento

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 22/11/2016
Horário 08:29


O conjunto de medidas anunciado no domingo pelo BB (Banco do Brasil) vai atingir 16 agências instaladas em 14 municípios da região de Presidente Prudente. Destas, sete serão fechadas e nove serão transformadas em postos de atendimento.  Segundo a Assessoria de Imprensa da instituição, em Brasília (DF), apenas com a reorganização de suas unidades, o BB estima redução anual de R$ 750 milhões em despesas, valor que poderá aumentar significativamente a partir da adesão de funcionários ao Plano Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria, também divulgado no domingo. O presidente do Sindicato dos Bancários de Presidente Prudente e Região, Edmilson Trevisan, diz que a entidade concorda parcialmente com as medidas, as quais serão debatidas na FFEB (Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul), na capital paulista, amanhã.

Jornal O Imparcial Sindicato defende que agências precisam de reformas para atender demanda após mudanças

Edmilson pontua que os trabalhadores concordam com a revisão da estrutura do BB que levará à redução de 9,3 mil vagas no quadro de pessoal. Segundo a instituição, para a adequação, o banco lançará um Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada para público potencial de até 18 mil pessoas que já reúnem condições para se aposentar, com adesão totalmente voluntária. Por outro lado, o sindicato informa que, com a saída destes 18 mil aposentados, a instituição precisa convocar os selecionados em concurso público para repor tais ausências.

"Não está sobrando gente em banco nenhum. É preciso substituir estes trabalhadores para garantir o bom atendimento. Estamos também preocupados com os programas sociais, os quais são promovidos pelas instituições privadas, como o caso do BB", diz. Sobre a questão, o banco alega que, àqueles que aderirem ao plano de aposentadoria, será concedido incentivo de desligamento correspondente ao valor de 12 salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de um a três salários, a depender do tempo de instituição (entre 15 e 30 anos completos).

 

Alterações em agências

O presidente do sindicato explica que algumas agências anunciadas entre as que serão fechadas poderão passar por uma espécie de fusão com outras já existentes. Tal quadro, porém, não agrada a entidade. "Na nossa opinião, só será acumulado mais gente dentro dos bancos. É preciso então reformar as agências para comportar estes trabalhadores e, assim, proporcionar um bom atendimento", comenta.

Em contrapartida, o BB relata que o conjunto de medidas visa ampliar o investimento no atendimento digital e aumentar a eficiência operacional. Frisa que a instituição vai rever e redimensionar a estrutura da organização em todos os níveis: estratégico (direção geral), tático (superintendências nos estados), de apoio (órgãos regionais) e de negócios (agências). "A rede de atendimento passará por mudanças para se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes, com otimização de estruturas e ampliação de serviços digitais", destaca.

A assessoria do BB garante que as medidas preservam a presença do banco nos municípios em que já atua, mas vão resultar, em todo o país, no encerramento de 31 superintendências regionais, 402 agências e na transformação de outras 379 em postos de atendimento bancário.

 

Comunicação aos clientes


De acordo com o BB, o encerramento das agências e a implantação das demais medidas ocorrerá ao longo de 2017 e será precedido por ampla comunicação aos clientes em canais diversificados, como o hotsite www.bb.com.br/novoatendimento, SMS, aplicativo para celular, terminais de autoatendimento, além de correspondências e cartazes nas agências. O Banco do Brasil também divulgou telefones exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de agência: 0800 729 5282 para pessoas físicas e 0800 729 5281 para empresas. A central funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h.

"A mudança de agência é automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta", informa. "Além dos pontos físicos, o BB oferece a maioria das transações pelo aplicativo para celular e internet - canais que mais crescem hoje na preferência dos clientes", ainda lembra.

Procurada pela reportagem, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou, por meio de sua Diretoria de Comunicação, que apenas o próprio BB está se pronunciando sobre o assunto.

 
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