A Rua Álvares Machado, em Presidente Prudente, que era mão dupla até a semana passada, se tornou mão única e, agora, os veículos transitam por lá somente no sentido para quem vem ao caminho do Parque do Povo. Isso tem descontentado alguns e alegrado outros. A alteração foi efetuada na sexta-feira, após finalização de estudos técnicos efetuados pelo Departamento de Engenharia da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública).
Antes mão dupla, trecho da Rua Álvares Machado passou a ter único sentido na sexta-feira
O professor Edvaldo Romão, 63 anos, não aprovou a mudança. Segundo ele, a rua segue em um sentido e, quando chega ao parque, sua continuação tem outro sentido, o que gera congestionamento em horários de pico e torna "muito ruim" o trajeto dos ônibus que precisam dar a volta no parque todo para manter a rota. "O próprio motorista de ônibus reclama. O veículo fica parado por cerca de 10 minutos, e demora ainda mais", relata.
Já para Arthur Sampaio, 41 anos, vendedor de uma loja na rua, a mudança não tem acarretado problemas. "Ainda estranhamos um pouco, mas é somente o tempo de se adaptar. Toda mudança gera uma pequena estranheza no início. Mas acho a mudança válida", considera.
O comerciante Alexandre de Oliveira também aprovou a alteração. Ele diz que a rua é estreita e com a mão somente em um sentido, o fluxo de carros melhora. "A via vai ganhar mais espaço para passagem. Vai melhorar o trânsito, segurança de não ter um retrovisor quebrado, entre outras coisas", destaca.
Davi Luiz de Oliveira, 41 anos, proprietário de uma loja por ali, diz que o congestionamento em horários de pico ainda é algo que ocorre no local, mas o fluxo é bom na maior parte do dia. "Também não tenho do que me queixar", relata.
Semav
Questionado pela reportagem, Ayrton Carlos Dias, titular da Semav, diz que a reclamação "não tem consistência". "A rua segue em um único sentido até o Parque do Povo. Não está causando nenhum congestionamento, pois estamos monitorando", expressa. Ainda de acordo com ele, a via estava com duplo sentido em seu último trecho, o que não justificava, pois com duplo sentido, causava prejuízo ao fluxo de trânsito. "Com sentido único em direção ao parque, evita-se este conflito. Quem antes vinha pelo Parque do Povo e entrava à direita pela Álvares Machado, tem como opção entrar na próxima, que é a Rua Francisco Ribeiro, sem nenhum problema", observa.