Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido que lugar de criança é na escola ou brincando, aproveitando a fase da vida de forma segura e ideal, como o próprio ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê. No 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”, em Presidente Prudente, ambas as ideias foram fomentadas. Além da possibilidade da atividade lúdica, o Grupo de Escoteiros Guayporé, em parceria com o MPE (Ministério Público Estadual), realizou a entrega de cartilhas informativas, que tratam da segurança infantil.
O presidente do grupo, Marcelo Costilho, explica que a ação foi feita de forma consciente. Ao longo do festival, os lobinhos, como são chamados os pequenos escoteiros, abordaram os pais e responsáveis presentes, e detalharam o conteúdo do material entregue. “Esse ano viemos com essa ação diferente, que foi uma forma que encontramos de falar sobre o zelo pela família e o papel importante dela na sociedade”, completa.
Tais ações, aliás, são continuidades dos trabalhos que já estão sendo feitos pela entidade e o órgão estadual. Dentre os exemplos, Marcelo cita o conserto de brinquedos da rede pública, que foi feito nos últimos dias pelos lobinhos. “Foi uma parceria com a Seduc [Secretaria Municipal de Educação]. São as chances e oportunidades que temos de trazer o valor da criança brincar e estudar, e não trabalhar, porque tudo tem seu tempo”, pondera.
Conscientização
Outra forma de conscientização, mas com ênfase no meio ambiente, foi ressalta da pelo grupo PB Lopes, parceiro do Festival. No estande montado pela empresa, quem foi até o local pode retirar uma muda de espécies nativas e frutíferas. “Desde 2011 nós oferecemos essa contribuição. Aliás, dentro do nosso ano de trabalho, a cada venda de um caminhão, firmamos o compromisso de distribuir e plantar uma muda. É nossa maneira de alertar sobre a necessidade de cuidar da natureza”, felicita o presidente Marcelo Luis Bozolan.
O compromisso, aliás, promove a troca de experiência, por meio dos depoimentos de quem já participou de outras edições do festival, retirou a muda, plantou e voltou para relatar. “É legal, porque a gente consegue ver a realização daquilo que buscamos fazer. É um retorno bacana de uma ação que vale a pena ser perpetuada”, considera.
Produtos e serviços
Ao longo do festival, 22 partes, entre associações, entidades e instituições, prestaram apoio à edição do evento. Quem foi até lá, pode conferir, por exemplo, a distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, biblioteca móvel, exposições, atividades para crianças e distribuição de brindes. Além disso, lanches, salgados e bebidas foram comercializados com 100% da renda à Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente). E o Grupos Entre Cores, como todos os anos, realizou o trabalho de grafite, com desenho alusivo ao tema: patriotismo.
A promoção e realização do evento é por conta de O Imparcial, governo municipal e FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Prudente. O gerente de Marketing deste periódico, Alberto Deodato, comemorou “o sucesso do festival por mais um ano”. Para ele, as edições têm se superado em qualidade ao longo dos anos. “Tivemos mais parceiros e patrocinadores do que em qualquer edição. Conseguimos manter a média de público e de participantes inscritos”, avalia.
Com a mudança para o Centro Olímpico, endereço onde o evento já foi sediado em outras edições, Alberto lembra que o Parque do Povo é um cartão postal da cidade e da região e o festival é um evento tão saudável e familiar que combina perfeitamente com o status do local. “As condições climáticas mais uma vez foram ideais e este é um dos fatores que proporcionaram, inclusive, que ocorresse um recorde com a dimensão da maior pipa. Além de ter sido a maior entre todas as edições, voou como qualquer outra pipa. Foi o ponto alto da festa. Só temos a agradecer a todos os patrocinadores e parceiros e já deixar o convite para que todos estejam conosco em 2019”, finaliza.
BOX
Foram apoiadores da 33ª edição do festival: 98FM, Andorinha, Alimentos Wilson, Artenge, Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente, Audi Comunicação, 97.1 Band FM, Cabonnet, Panificadora Chantilly, Energisa, Enter Produtora de Eventos, Ideia Balões - Arte em Decoração, Lions Internacional, Matsuda Pet, Multsinais, PB Lopes, RecordTV, RGmidia, Sicoob Paulista, Uepa, Unicesumar e a Unimob.
A colaboração, por sua vez, ficou por conta da Cooperlix, Grupo Escoteiros Guayporé, Semav, Polícia Militar, Prudenco e Tiro de Guerra.