Movimentação em supermercados: últimos preparativos para o ano-novo

Diferente do Natal, estabelecimentos percebem busca específica por itens de churrasco, bebidas e frutas

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 31/12/2020
Horário 07:22
Foto: Weverson Nascimento
Entre os setores mais aquecidos estão o de bebidas, frutas e carnes
Entre os setores mais aquecidos estão o de bebidas, frutas e carnes

O último dia do ano chegou e, tradicionalmente falando, as pessoas buscam fazer a mudança de data reunindo amigos e família, a fim de iniciar a nova jornada da melhor forma possível. E, mesmo que a pandemia da Covid-19 tenha afetado o mundo todo de todas as formas, há quem não queira passar esse momento em branco, mesmo que de forma mais simples. Com isso, esses últimos dias de 2020, assim como no Natal, foram marcados por movimentação nos supermercados da cidade, em direção aos últimos preparativos para o ano-novo.
E, de forma geral, os estabelecimentos concordam que, nessa última semana do ano, há uma diferença em relação à anterior, quando as compras eram direcionadas para o Natal. Agora, como apurado pela reportagem, os comércios percebem uma intenção maior de compra em itens de churrasco, bebidas e frutas. Nas compras natalinas, as aves e peixes tinham mais presença.
Em um dos exemplos, o gerente do Supermercado Estrela, na área central de Prudente, Alexandre Marques Ferreira, confirma o que foi exposto em relação aos itens procurados, sobretudo na parte de bebidas alcoólicas, como vinhos e espumantes. Já em relação à movimentação, apesar de esperar mais pela data, ele aposta que hoje a “correria” tende a ser maior. “A nossa estratégia é deixar um bom abastecimento, mais caixas funcionando, expor bem os produtos da época e deixar o nosso cliente bem”, completa.
Por outro lado, no Supermercado Avenida, a percepção é de uma movimentação 30% maior que os dias comuns. Rogério Souza Alexandre, que é gerente da unidade, comenta também sobre o preparo do local, em termos de abastecimento. Segundo ele, as compras são feitas mensalmente, e sempre estocando conforme o comparativo com a mesma data, só que no ano anterior.
Contudo, o gerente lembra que esse ano é diferente por conta da pandemia. Mas, questionado sobre a movimentação na fase vermelha, que não atrapalha o funcionamento do espaço (serviço essencial), mas pode afetar a procura pelo público, ele responde que, na verdade, essa procura aumentou. “Com a ideia de manter o distanciamento social, as pessoas estão fazendo as ceias na própria casa. Então, são mais ceias em preparo, sendo assim, a busca por itens é maior”, frisa.
E as promoções marcam os produtos que são mais procurados. No Supermercado Nagai, por exemplo, se na semana passada foi a vez das aves, dessa vez os descontos giram em torno das bebidas. “Não está aquele movimento enorme, porque estamos controlando a entrada, mas a procura de fim de ano existe”, destaca. À reportagem, o estabelecimento ainda frisou que, nesses dias com promoções específicas, como no açougue ou feirinha, o controle na entrada de pessoas é maior, permitindo uma quantidade menor de público dentro do espaço.

Publicidade

Veja também