Metaforicamente falando, ou não, já é possível ouvir os sinos de Natal. Mas antes mesmo que toda a celebração comece, ainda há quem deixe para resolver os últimos detalhes nas horas finais. Às vésperas de uma das noites mais importante do ano, nos supermercados de Presidente Prudente a correria pode ser vista e sentida até em números. Nesses últimos dias, a movimentação teve um aumento de até 50%, de acordo com os próprios estabelecimentos, que em sua maioria, ainda operam hoje até o início da noite.
E nessa busca pelos acertos finais, os setores de destaques são os que compõem os produtos natalinos ou típicos de comemoração, como, por exemplo, na intenção de realizar um churrasco. Frutas, carne bovina e peixes, bebidas frias e quentes e panetones.
No Supermercado Avenida, por exemplo, em destaque especial para os panetones, o gerente Joelson Tonietti lembra que a comercialização do produto ocorre no ano todo, logo, em época de Natal não poderia ser diferente. “Principalmente os que são próprios da casa, que acabam saindo até mais que outras marcas. Os clientes ficam conhecendo, gostam e passam a comprar e consumir sempre. É o que mais vende”, completa.
Por lá, na companhia dos mais vendidos ainda estão as carnes e bebidas quentes e frias, ainda segundo Joelson. No sábado de manhã, a procura por esses produtos já estava alta. “Se contabilizar todos esses dias da véspera chega a um aumento de pelo menos 30% em relação aos dias normais”, informa o gerente, que ao ser questionado se tal movimentação onerou o preço dos itens responde que não. “Se mantiveram estáveis”, complementa.
Diferente do Supermercado Estrela, na Cohab, onde a subgerente Luzia Aparecida Maino Macedo afirma uma alteração, mesmo que pequena, em alguns produtos. O que não afetou a movimentação, já que teve um aumento de 20%, se comparado com os dias normais. E nessa busca, o destaque no estabelecimento também vai para as carnes, bebidas e frutas. Nesse último caso, o pêssego, melancia e abacaxi, típico para essa época, saem mais.
Além disso, tem os panetones, que, conforme Luzia, assim como no Avenida, acabam saindo mais aqueles que são produzidos pela própria casa. “A gente acaba até divulgando mais, porque tem um custo menor para fazer, os clientes gostam e preferem. É uma alternativa para evitar itens mais caros também”, enfatiza a subgerente. A movimentação tem sido satisfatória, no local, desde sábado.
Bem como no Supermercado Nagai, que se for comparar com os dias normais, o aumento na movimentação chega a até 50%, conforme contabiliza o gerente Julio César Peres. “E em relação ao ano passado, o número atinge 40%. É uma procura muito boa, felizmente. Foi uma surpresa”, felicita. E não diferente dos demais estabelecimentos, panetones, cervejas e frutas são os destaques nos carrinhos e sacolas a caminho de casa.
Área central
Assim como nos supermercados, a movimentação da área central também estava alta no sábado de manhã. E como lembrado pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), hoje as lojas permanecem em atendimento até às 17h.