Movidas pela fé, 10 mil pessoas acompanham homenagens à Nossa Senhora Aparecida em PP

Ao longo do dia, foram realizadas cinco celebrações no santuário que leva seu nome, intercaladas por novenas e seguidas por uma procissão pelas ruas da Vila Marcondes; para os presentes, data foi reservada para agradecer e também pedir a Deus

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 13/10/2016
Horário 09:20
 

A fé e a devoção a Nossa Senhora de Aparecida levaram aproximadamente 10 mil pessoas ontem ao santuário que leva o nome da padroeira do Brasil, em Presidente Prudente. Ao longo do dia, foram realizadas cinco missas, intercaladas por novenas e seguidas por uma procissão pelas ruas da Vila Marcondes. As celebrações encerraram uma semana inteira de eventos especiais em homenagem à santa. Para os presentes, o dia foi reservado para agradecer pelas causas atendidas, como também para pedir a Deus, por intermédio daquela que é chamada de protetora da igreja e das famílias brasileiras.

Jornal O Imparcial Celebrações encerraram uma semana inteira de eventos especiais alusivos à padroeira do país

Um desses fiéis era o pequeno João Antônio Fernandes, 8 anos. Há um ano, mais especificamente no dia 9 de outubro de 2015, o garoto foi diagnosticado com um tumor na coluna sacro pelve. Três dias depois, em pleno Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, o menino decidiu passar o dia ao lado da santa, no Santuário de Presidente Prudente. No dia seguinte, 13 de outubro de 2015, ele foi internado para tratar o tumor e, ao seu lado, estava a imagem da padroeira do Brasil.

Desde então, depois de 14 sessões de quimioterapia, 31 de radioterapia e seis meses sobre uma cadeira de rodas, o câncer regrediu e João Antônio foi completamente curado, conforme a mãe, Rita de Cássia Fernandes. Atualmente, o garoto visita o hospital apenas uma vez por mês, para fazer um acompanhamento. E na manhã de ontem, andando e esbanjando saúde, ele esteve juntamente com toda a família no santuário para agradecer por sua graça e contar seu testemunho.

"Com a fé dele e Nossa Senhora de Aparecida na frente, meu filho está curado. E isso, além de ser um milagre, uma vitória, é um aprendizado para todos nós. Fortaleceu nossa fé de uma maneira tremenda e nos fez ter a certeza de que Deus pode todas as coisas", comenta a mãe. E a irmã do menino é prova desse fortalecimento. "Meu irmão sempre foi devoto de Nossa Senhora de Aparecida e hoje, com essa graça recebida, todos estamos mais unidos e firmes na fé", relata a esteticista Fernanda Caroline Fernandes, 22 anos.

 

Celebrações

Além de João Antônio e toda a família, em torno de 10 mil pessoas eram esperadas durante do o dia de ontem no santuário. Um dos organizadores do evento foi o padre Bruno Cézar Damasceno. Para ele, o encerramento das celebrações representa um momento de comunhão entre os membros da comunidade, com o objetivo de "venerar Nossa Senhora de Aparecida como mãe e intercessora da igreja diante de Deus. Portanto, esse dia é voltado para agradecimentos, mas também pedidos a Deus, por intermédio de nossa santa padroeira", afirma o pároco.

Durante todo o dia de ontem, o santuário sediou cinco missas, às 7h, 9h, 12h, 15h e 18h. Entre as celebrações, os fiéis participavam também de novenas. Já durante a noite, a partir das 19h, foi realizada uma procissão pelas ruas da Vila Marcondes, partindo do Santuário, pela Rua Benjamin Constant e voltando pela Rua Quintino Bocaiúva.

 

História

Conforme divulgado na página oficial do santuário, "a história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717". Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, pescadores saíram à procura de peixes no Rio Paraíba, mas nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça. Logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.

 
Publicidade

Veja também