Motoristas recebem orientações preventivas

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/11/2017
Horário 10:49

“A saúde é a primeira coisa que devemos ter. Sem ela não há como ter emprego, estar com a família, amigos, entre outros”. Por meio desta declaração, a diretora do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Presidente Prudente, Cristiane Amaral, tenta explicar o quão importante é cuidar do bem-estar. E essa essencialidade foi disseminada, ontem, para motoristas que passaram pela unidade local. Em parceria com a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), foi realizada mais uma edição do programa Saúde e Cidadania, promovendo orientação de segurança e qualidade de vida aos condutores.

Quem deu o pontapé inicial na programação foi o instrutor especializado do Sest/Senat, Ubiratã Borges da Silva, que ministrou a palestra de “Segurança e prevenção de roubo de carga”. A interação, de acordo com ele, foi feita com ênfase nos motoristas que pegam rodovias e, infelizmente, precisam lidar com a situação. Em meio ao bate-papo, a orientação dada aos participantes foi pontual, listando ações que podem ser feitas a fim de evitar a ocorrência, seja roubo ou furto, como manter contato com a família e empresas responsáveis; cuidar da saúde e das condições dos veículos, para que não seja necessário realizar paradas inesperadas em locais estranhos; bem como se atentar quanto à disponibilização de caronas para estranhos.

“Além disso, outro foco levantado foi a questão da lei de parada, a qual exige que o condutor descanse 30 minutos, após uma sequência de cinco horas seguidas de trabalho. No entanto, podemos verificar nessa conversa com eles, que alguns problemas são perceptíveis”, comenta o instrutor. Como, por exemplo, a falta de ajuda. Ele conta à reportagem, que alguns motoristas precisam lidar com a “má educação e ausência de apoio”, em postos de combustíveis, onde os proprietários exigem que algo seja consumido no estabelecimento, para que o estacionamento seja autorizado.

Quem já passou por isso, relata que a sensação é de “maus-tratos”, como Francisco Aparecido da Silva, 45 anos, que participou da ação, é motorista há 16 anos e já teve de lidar com a situação, na qual, “muitas vezes, já foi expulso de postos e impedido até de beber água”. “Então, é bom tratar de segurança, mas a prática tem que ser mais fiscalizada. Somos abandonados”. Sobre a saúde, ele diz que pode acontecer de não ter tempo para cuidar da qualidade de vida, então, aproveita essas ações para se dedicar mais a si mesmo, principalmente ele, que já passou por um mal súbito em trânsito.

E evitar esse tipo de eventualidade é o objetivo de tudo. A diretora do Sest/Senat, mencionada no início da reportagem, promove a intenção de tudo, por meio de serviços oferecidos: aferição de pressão arterial e teste de glicemia, que, segundo ela, pode sim refletir na direção. “Além desses serviços, nós também ressaltamos a importância de uma boa alimentação - nutrição, ademais a fisioterapia, pensando no corpo do condutor, que passa muito tempo na mesma posição”, completa. Cristiane ainda fala que já lidaram com casos em que a diabete ficou alterada, devido à má qualidade de vida.

 

SERVIÇO

Para quem perdeu a edição do programa Saúde e Cidadania não precisa se preocupar, pois na semana que vem, dia 25, tem mais. O motorista interessado basta comparecer no Sest/Senat de Prudente, que fica localizado na Rodovia Arthur Boigues Filho, 585, no Jardim Novo Bongiovani.

Publicidade

Veja também