Motoristas de outras regiões alegam que o acesso a Santo Expedito aparentemente é fácil, mas um deles, Aparecido de Almeida Silva, de Campo Grande (MS), afirmou que o órgão responsável pela sinalização deveria melhor detalhar as informações em outros pontos das rodovias maiores. A cidade é traçada por uma vicinal, mas quem se dirige a ela encontra uma certa dificuldade por falta de sinalizações diretas. Quem não se orientar pelo GPS encontra dificuldades pela primeira vez. Apenas na cidade existem indicações do santuário.
SIMPATIA
A pedido da devota Lourdes Aparecida, de Presidente Prudente, republicamos uma simpatia para Santo Expedito. Mesmo sendo uma forma de demonstrar fé, a simpatia também é um procedimento folclórico usado para expressar devoções. Embora alguns contestem a simpatia, ela está inserida na cultura do povo brasileiro, pois o que vale é a fé das pessoas.
SIMPATIA - PENDÊNCIAS URGENTES
Quando precisar de uma solução rápida para algum problema financeiro, vá a uma igreja próxima à sua casa, com uma peça de roupa amarela (nem que seja apenas uma fitinha amarrada na mão), entre com o pé direito, olhe para o altar central e pense: "Venho em nome de Santo Expedito, o santo dos assuntos urgentes, pedir a resolução urgente dos meus problemas financeiros, desejo uma solução rápida como Santo Expedito. Obrigada e amém". Em seguida, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Quando o desejo for realizado, volte até a igreja para agradecer a graça concedida, com a mesma peça de roupa amarela que usou da primeira vez.
MAIS INFORMAÇÕES
Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, mas historiadores afirmam que ele faleceu em 303 d.C em Malatya, Turquia, tendo sua festa litúrgica em 19 de abril. Registra-se também que foi em Melitene, Armênia. É venerado pela Igreja Católica e também por religiões afro-brasileiras.
DÚVIDAS
Existem algumas colocações que contestam a existência de Santo Expedito. O Martirológio Romano apresenta, neste dia 19 de abril, Santo Expedito em conjunto com outros mártires: “Em Melitina, na Armênia, os santos mártires Hermógenes, Caio, Expedito, Aristónico, Rufo e Gálata, todos coroados no mesmo dia”. A Arménia foi sempre uma terra religiosa e de muitos santos, como os sete mártires mencionados no Martirológio.
A VERDADE
Para falar de Santo Expedito, à falta de outros dados, temos de recorrer à legenda mais corrente sobre a sua vida. Consta que era comandante-chefe da 12ª legião romana, conhecida como Fulminata, que estava aquartelada em Melitene, na Armênia, e encarregada de proteger o império das invasões dos bárbaros orientais. Tinha um efetivo de mais de 6,8 mil soldados. Expedito era cristão, ele e boa parte dos seus homens, todos armênios. Foram condenados durante a perseguição de Diocleciano, em 19 de abril de 303, sendo ele, como oficial romano, decapitado à espada por se recusar a adorar os ídolos pagãos.
MILAGRE
Maria Aparecida Corrêa esteve na semana em Santo Expedito, juntamente com sua sobrinha Tatá, a fim de agradecer por um grande milagre. Ambas são da região de Londrina (PR), mas têm familiares em Presidente Bernardes e, aqui estiveram para declarar o reconhecimento da interferência de Santo Expedito junto a Deus. Maria Aparecida sofria de fortes dores que muito a incomodava, mesmo tendo procurado vários médicos.
MILAGRE II
Tatá, por sua vez, não engravidava e, da mesma forma procurando a medicina sem solução. Juntas pediam em oração que seus problemas encontrassem as atenções divinas e isso sendo feito por quase dois meses. Como pediam com fé pela intercessão de Santo Expedito, finalmente reconheceram que os milagres bateram em suas portas. Maria Aparecida sentiu alívios em suas dores e Tatá recebeu a notícia de sua gravidez e isso já com quatro meses. Fizeram questão de agradecer pessoalmente o duplo feito milagroso.
FÉ EM TROVAS
Santo Expedito intercede
Aos que têm sua devoção
Os pedidos devem ser
Com muita fé e oração
(José Costa)