Motorista articula arrecadação de brinquedos para crianças

Ação “Criança Brincando Sem Limite” recebe peças novas e usadas, desde que em boas condições, para distribuição em Prudente e Martinópolis no Dia das Crianças

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 29/09/2024
Horário 05:30
Foto: Cedida/Arquivo pessoal
Distribuição dos brinquedos é realizada em carreata no Dia das Crianças
Distribuição dos brinquedos é realizada em carreata no Dia das Crianças

O motorista Joaquim Santana conduz há oito anos em Presidente Prudente e, mais recentemente, há dois anos em Martinópolis um projeto social intitulado “Criança Brincando Sem Limite”. A ação consiste na arrecadação de brinquedos para crianças carentes, sendo a distribuição sempre realizada com uma carreata no Dia das Crianças, em 12 de outubro.

Joaquim, que idealizou o projeto inspirado por sua própria experiência de infância, conta que foi ajudado quando tinha seis anos, e isso o motivou a retribuir à comunidade. “O projeto é um sonho de criança. Quando eu tinha seis anos de idade, fui ajudado. [Na época,] fizeram por mim e, hoje, eu faço pelas crianças. Em 2016, eu e minha esposa [Maria] elaboramos o projeto. No ano seguinte, a gente conseguiu fazer no Watal Ishibashi, Brasil Novo, o fundão ali, os bairros carentes”, explica o motorista.

Atualmente, Joaquim vive em Martinópolis e organiza a ação por lá e também em Prudente. Ele reforça que prefere manter o projeto independente de apoio político ou religioso. “Aceitamos a ajuda de qualquer pessoa, desde que venha de coração aberto, sem envolvimento de igrejas ou políticos. A igreja é mais por conta de a fé ser diversa e existirem muitas religiões. Se vierem de coração aberto, todas as religiões são respeitadas e bem-vindas. A questão da politicagem é porque é a cada quatro anos, né? Não deixo políticos se envolverem, não peço ajuda para eles já para não ter envolvimento algum, principalmente quando chega esta época [de eleição]”, relata o organizador da ação social. 

Segundo ele, o projeto arrecada brinquedos novos e usados, sendo feita uma triagem rigorosa para garantir que os itens doados estejam em boas condições. “Aqueles que não estiverem quebrados, mas estão desgastados, a gente não doa para as crianças no dia 12 de outubro. Eu faço uma pré-seleção destes brinquedos e, depois que passa o projeto, a gente ajuda as creches também, as três são de Prudente. No ano passado, conseguimos ajudas e neste ano pretendemos com fé em Deus conseguir também”, explica Joaquim. 

Como contribuir

No ano passado, o projeto arrecadou cerca de sete mil brinquedos em Prudente e mais de dois mil em Martinópolis. Joaquim ressalta a importância das doações e da parceria com empresas para a continuidade da ação. “Dependemos muito da divulgação e da ajuda do comércio local. Muitas empresas contribuem com dinheiro para a compra dos brinquedos, e eu mesmo faço a compra diretamente, com bons descontos”, pontua.

Para facilitar as contribuições, Joaquim abriu uma conta bancária para receber doações via PIX, mantendo o projeto sem fins lucrativos e evitando a necessidade de burocracias como CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). “É um trabalho voluntário, faço tudo com transparência e por amor às crianças. Minha intenção é que nenhuma delas fique sem brinquedo no Dia das Crianças”, expõe o organizador do projeto. 

Este ano, segundo ele, “a expectativa é manter a tradição e continuar levando sorrisos para centenas de crianças em Prudente e Martinópolis”.  Caso queria contribuir com o projeto, faça um PIX na chave 18 99698-2388 e acompanhe a ação nas redes sociais @criancabrincandosemlimites. 

Publicidade

Veja também