Motociclistas se preparam para 17ª Motorromaria em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 13/06/2023
Horário 05:01
Foto: Ademartsu
Cartaz da 17ª Motorromaria
Cartaz da 17ª Motorromaria

Motociclistas de toda a região e de Estados vizinhos já estão se preparando para a 17ª Motorromaria, que será no dia 9 de julho, a partir das 10 horas. Terá início com uma missa no Santuário de Santo Expedito e, logo em seguida, procissão e bênção das motos e dos motociclistas. Neste dia também terá almoço no santuário. Cada participante é convidado a participar de doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

ORDENAÇÃO
Na sexta-feira, em solenidade religiosa, expeditenses e convidados participaram da cerimônia de ordenação do diácono Altair Junior, filho de Santo Expedito. A cerimônia, conduzida pelo bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos, além de contar com muitos moradores do município, reuniu cerca de 2 mil pessoas, que participaram, no final, de uma confraternização. Houve uma preparação, onde 16 seminaristas fizeram visitas em todas as casas, além de missas celebradas todos os dias, conduzidas por padres da região.

Foto: Ademartsu

Ordenação pelo bispo diocesano

MISSA
Padre Juninho, como é mais conhecido em Santo Expedito, celebrou no domingo a missa das 10 horas na igreja matriz, dando início, assim, a sua caminhada religiosa, na sua cidade. No grupo e em rede social amigos declararam que foi emocionante a primeira vez em que ele consagrou a eucaristia. Uma devota de Santo Expedito confidenciou que, não suportando tanta emoção, chorou naquele momento, mas foram lágrimas de alegria.

Foto: Ademartsu

Juninho não se conteve de emoção

CUMPRIMENTOS
Na cerimônia de ordenação, Juninho foi prestigiado por muitos, incluindo a presença do prefeito Nenê Bettio e o vereador Getúlio, que fizeram questão de registrar presença quando da solenidade.

Foto: Ademartsu

Vereador Getúlio e o prefeito Nenê Bettio

IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO DE SANTO EXPEDITO
Vamos refletir o que a Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima publicou em sua página: “Talvez você não se dê conta, mas rezar a Oração de Santo Expedito é de muita importância e pode mudar a sua vida! Não digo somente a Oração de Santo Expedito, mas sim de todas as orações que você possa rezar. A oração é um meio necessário e seguro para obter a salvação e todas as graças que para tanto são necessárias. E o que mais me aflige é ver que os padres pouco se preocupam em o explicar aos seus fiéis. E que também os livros de religião que hoje em dia correm pelas mãos dos cristãos não o explicam suficientemente. E isto quando na verdade todos os padres e todos os livros deveriam falar com insistência sobre a oração. É verdade que eles ensinam meios excelentes para conservarem a graça de Deus, como fugir das ocasiões, frequentar os Sacramentos, e outros, todos utilíssimos. Mas, para que servirão as pregações, as meditações, e todos os outros meios de que falam os mestres do espírito, sem a oração, se o Senhor já declarou que não quer conceder a sua graça a não ser aos que oram?”.

MILAGRE
Um milagre é um ato sobrenatural de Deus, quando Ele age fora das leis naturais que governam nosso mundo. Milagres acontecem quando essa é a vontade de Deus, para revelar Seu poder de maneira especial. Assim como Deus fez milagres nos tempos da Bíblia, Ele tem poder para fazer milagres hoje em dia. Muitas vezes chamamos atos extraordinários ou altamente improváveis de milagres. Também há situações em que Deus usa as coisas naturais do mundo de maneira tão específica que só pode ter sido intervenção divina.

COMO FAZER
Os cristãos fazem seus pedidos de graças para Deus, usando muitas vezes a intercessão de um santo, pois acreditam que estarão bem representados. Todos os santos são portadores de pedidos de graças a Deus e, quando esses ouvidos e atendidos, representa um milagre. Santo Expedito é considerado como uns dos mais escolhidos pelos devotos para levar esses pedidos. Quando atendidos, os devotos agradecem a intercessão do santo pela graça alcançada, como sinal de agradecimento.

ATENDER
Geralmente, os devotos de Santo Expedito fazem seus pedidos de intercessão, na cidade, frequentando o santuário para tais atos. Da mesma forma, retornam para reafirmar o pedido ou até mesmo para solicitar um outro.

RETORNO
Quando os pedidos são atendidos, é comum chegar o agradecimento pela graça alcançada em outra visita à cidade e marcando presença no santuário. Esse agradecimento é sempre acompanhando de uma vela acesa no velário ou mesmo o depósito de uma flor aos pés da imagem de Santo Expedito ou mesmo, como sinal de respeito e agradecimento.

A DIFERENÇA
A leitora Maria Aparecida, de Presidente Prudente, pede para a coluna a seguinte informação: “Qual a diferença de promessa e penitência?”.

EM ATENÇÃO
Segue então a resposta, salientando a todos que tanto promessa quanto penitência foram criadas pelos homens e não por Deus, que mesmo assim aceita essa situação, pois o que vale é a fé.

PROMESSA
Quando alguém faz algum pedido de graças a Deus, diretamente a Ele ou por intercessão de Santo Expedito, como exemplo, ele geralmente atrela a um compromisso, caso este seja concretizado. Assim, pode se dizer que, se caso o pedido for atendido, a pessoa virá assistir as missas mensais do santuário por um determinado período. Ou mesmo que fará a doação mensal de uma cesta de alimentos à igreja para que seja distribuída a famílias carentes.

PENITÊNCIA
Neste caso, ao contrário da promessa, a pessoa paga em ato por ela praticado para conseguir a graça. Faz jejum por tanto tempo de determinado alimento; uma caminhada de devoção a um lugar santo; a distribuição de alimentos a famílias carentes. Em síntese, a promessa é um pagamento depois e a penitência é antecipado.

VISITANTES
Durante a semana, o município de Santo Expedito recebeu um grande número de visitantes, tanto para participar das celebrações como, também, para prestigiar a ordenação sacerdotal de Altair Junior. A cidade soube acolher de braços abertos a todos que aqui chegaram.

PARA O DIA 19
Duas famílias de Maringá (PR), devotas de Santo Expedito, comunicando à coluna que aqui estarão no dia 19, para, além de conhecer o santuário, também agradecer por graças alcançadas através das intercessões do santo. Já confirmaram presenças, mas caso outras pessoas daquela cidade queiram vir, certamente aqui estarão em micro-ônibus.

FÉ EM TROVAS
Todos os expeditenses
Receberam com carinho
A festa de ordenação
Do amado filho Juninho
                         (José Costa)

Foto: Ademartsu

 

Publicidade

Veja também