Motociclista contesta aferição de radar em PP

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 24/05/2016
Horário 11:51
Um motociclista que trafegava pela Avenida 14 de Setembro (Parque do Povo), em Presidente Prudente, no dia 25 de abril, às 11h08, foi multado ao ser flagrado por um radar fixo na altura do número 910, no sentido centro/bairro, supostamente conduzindo a moto a 145 km/h, enquanto a velocidade máxima permitida no local é de 60 km/h. O condutor da Honda/CG 150 Fan foi quem entrou em contato com a reportagem, revelando que a velocidade máxima do veículo, de acordo com o velocímetro, é de 140 km/h. "Nem na estrada chega até a velocidade que apareceu na multa", ressalta o motociclista, que preferiu não se identificar.

"Minha preocupação é que, assim como este caso, possa haver muitos outros", aponta o motociclista, ressaltando a importância de que outros condutores fiquem atentos a casos como este. "De qualquer forma, vou entrar com o recurso", completa, informando que já esteve na Semav (Secretaria de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) para buscar informações sobre como proceder.

"Todo cidadão tem direito ao recurso", explica o assessor de secretaria e educador de trânsito da Semav, Renato Gouvea de Jesus. "A gente não pode prejudicar o cidadão e, portanto, se for constatado algum problema no radar, isso será corrigido", ressalta, destacando que a responsabilidade pela aferição da velocidade nos aparelhos é do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).

 

Fiscalização após denúncia


Ainda na manhã de ontem, representantes do Ipem-SP em Prudente verificaram uma denúncia de irregularidades em um outro radar, localizado na Avenida Manoel Goulart, próximo ao cruzamento com a Avenida 14 de Setembro, no sentido centro-bairro. "Em um primeiro momento, a constatação é de que não há nenhum problema no aparelho, mas a confirmação será da ouvidoria do instituto e será encaminhada diretamente ao denunciante", detalha Thirso Aparecido Marconi, delegado regional do Ipem-SP em Prudente.

"Quem constatar qualquer irregularidade pode entrar em contato diretamente com a ouvidoria pelo telefone 0800.013.0522 e relatar o problema", completa o representante. Ainda segundo ele, caso seja constatada alguma divergência na medição do radar, ele é interditado, até que seja regularizado e só então possa ser colocado novamente em funcionamento.

 
Publicidade

Veja também