A partir de amanhã, os frequentadores do Sesi (Serviço Social da Indústria) Presidente Prudente terão a oportunidade de conferir filmes premiados e pouco divulgados no circuito comercial brasileiro. Trata-se da mostra Cine Sesi-SP no Mundo: Panorama Contemporâneo, que levará ao público oito produções cinematográficas produzidas em diferentes regiões do globo nos últimos 10 anos. Em três anos de projeto e com nove mostras no portfólio, essa é a primeira vez que o Cine Sesi-SP no Mundo faz um recorte temporal e não regional para compor a lista de filmes que serão exibidos.
Nas oito obras propostas pela curadoria do Sesi-SP, "À Espera de Turistas", "A Espuma dos Dias", "A Lição, Diplomacia", "Os Filhos do Padre", "O Que Traz Boas Novas", "O Verão do Skylab" e "Sr. Kaplan", mais de 10 nacionalidades se encontram, mostrando a força das parcerias entre países para realização de filmes de sucesso de crítica, na consolidação de um novo de modelo de negócios em que a coprodução é a norma no mercado cinematográfico. Além do reconhecimento dos especialistas, em festivais internacionais de cinema, as obras desse panorama contemporâneo apresentam excelente qualidade estética e presenteiam o público com histórias atuais. Entre dramas, comédias e comédias dramáticas, destacam-se conflitos como a convivência multicultural, a diminuição da natalidade e o aparecimento de doenças desconhecidas.
Os enredos são narrados a partir da visão de professores, padres, atores e diplomatas. Essas profissões, que não se alteraram tanto assim ao longo dos tempos, têm em comum a função de chamar atenção de todos para problemas complexos e a difícil missão de desenvolver temas ambíguos. Neste jogo de dois lados, a noção de certo e errado não está bem definida e nem todas as respostas estão assim tão prontas.
Diretores renomados como Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), Volker Schlöndorff (O Tambor) e Julie Delpy (2 Dias em Paris) dividem a seleção com novos talentos, como os jovens diretores Búlgaros revelados pelo longa A Lição. Figuras carimbadas pelos cinéfilos brasileiros como Audrey Tautou, de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", e "Emmanuelle Riva", indicada ao Oscar por "Amour", mostram toda a sua versatilidade e talento em obras ainda pouco conhecidas pelo grande público.
A mostra fica em cartaz até o dia 17 de novembro e acontece simultaneamente em 33 centros de atividades do Sesi-SP em todo o Estado, na Unidade Móvel de Artes e Cultura e no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso). Mais informações pela página http://www.sesisp.org.br/cultura/cine-sesi-sp-no-mundo.htm.
Cine Sesi-SP
Criado em 2013, o Cine Sesi-SP no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para cinematografia de diversos países. O projeto, realizado em parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual de reconhecimento da crítica, nem sempre presente nos circuitos comerciais.
Os dramas, comédias, documentários, entre outros gêneros, integram as mostras, que têm a diversidade curatorial como destaque. A seleção dos filmes vai desde os títulos clássicos até os contemporâneos e contemplam diferentes públicos. Com a crença de que a arte e a cultura são agentes de transformação e desenvolvimento social, a pluralidade cultural apresentada pelo Cine Sesi-SP no Mundo estimula a reflexão sobre a realidade e o mundo em que vivemos, a cada nova edição em que um país é retratado.
SOBRE OS FILMES
O VERÃO DO SKYLAB
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Comédia
Duração: 113 min
Quando: 1º de outubro
Horário: 15h
Verão de 1979. Albertine, de 10 anos, e todos os seus parentes reúnem-se na casa de família, no interior da França, para o aniversário da avó. Nesse movimentado encontro, todos acreditam que o Skylab, parte de um foguete da NASA, poderá cair sobre as suas cabeças. Enquanto isso, paixões repentinas, loucas revelações e alguns vexames elevam a temperatura do grupo.
DIPLOMACIA
França / Alemanha, 2014, exibição digital, colorido, legendado em português
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama
Duração: 88 min
Quando: 6 de outubro
Horário: 19h30
No dia 25 de agosto de 1944 os aliados entram em Paris. Antes do amanhecer, o general alemão Dietrich von Choltitz prepara-se para cumprir as ordens de Adolf Hitler e explodir a capital francesa. Pontes e monumentos estão prontos para explodir. Amanhece e Paris não é destruída. Por quais razões von Choltitz não seguiu as ordens de Hitler, apesar da sua lealdade ao Terceiro Reich? Durante a noite passada o General havia recebido o cônsul geral da Suécia. O que nessa conversa fez o General mudar de ideia?
A LIÇÃO
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Quando: 13 de outubro
Horário: 19h30
Uma professora de ensino médio descobre que um dos seus alunos foi roubado dentro da sala de aula. Por ser muito rígida em seus princípios, inicia uma jornada para descobrir e punir o responsável de qualquer maneira. Ao mesmo tempo, ela precisa tomar medidas desesperadas para evitar a ruína financeira de sua família.
OS FILHOS DO PADRE
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Comédia
Duração: 93 min
Quando: 20 de outubro
Horário: 19h30
Um jovem padre é indicado para ser o novo pároco numa vila pitoresca na Dalmácia. Ao saber que no lugar há muito mais funerais do que nascimentos, ele fica horrorizado. Mas um dia, ao ouvir a confissão de um fiel, ele confirma que isso é culpa da alta venda de preservativos na região, e então tem uma grande ideia: perfurar todas as camisinhas da vila antes que elas sejam vendidas e assim causar um milagroso baby boom.
O QUE TRAZ BOAS NOVAS
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Comédia dramática
Duração: 94 min
Quando: 27 de outubro
Horário: 19h30
Quando a professora de uma escola primária em Montreal sofre uma morte trágica, um imigrante argelino é contratado como substituto, causando mudanças e trazendo renovações no cotidiano das crianças. Enquanto elas passam por um longo processo de luto, ninguém suspeita do passado doloroso do professor ou do grande risco que ele seja deportado a qualquer momento.
À ESPERA DE TURISTAS
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Quando: 3 de novembro
Horário: 19h30
Um jovem alemão presta serviços voluntários em Auschwitz, cuidando também de um sobrevivente do campo de concentração que mora nas proximidades: um velho teimoso que o trata com arrogância e impaciência. Até que um romance iniciado com uma intérprete dará novo sentido ao seu cotidiano, apesar das marcas indissociáveis entre o passado e o presente daquele lugar.
SR. KAPLAN
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: Comédia
Duração: 98 min
Quando: 10 de novembro
Horário: 19h30
Irritado com a ociosidade da velhice, Jacobo Kaplan decide investir em uma missão que poderá transformá-lo em herói: desmascarar um ex-nazista que vive tranquilamente em uma pequena praia uruguaia.
A ESPUMA DOS DIAS
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Comédia dramática
Duração: 125 min
Quando: 17 de novembro
Horário: 19h30
Baseado no romance homônimo de Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloë, eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões.
Serviço
Mostra Cine Sesi-SP no Mundo: Panorama Contemporâneo
Local: Auditório do Sesi Presidente Prudente
Endereço: Avenida Ibrain Nobre, 585 Parque Furquim
Datas: de 1º de outubro a 17 de novembro
Capacidade: 118 lugares (2 para cadeirantes)
Informações: (18) 3901-8119
Entrada gratuita