Mostra de fotos históricas marca semana do 18º aniversário do HR

Os registros fotográficos estão expostos em quadros de 1 m (metro) x 0,70 m, na entrada principal. A exposição do 18º aniversário do prédio segue até 28 de fevereiro.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/02/2015
Horário 07:45
 

O HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente inicia nesta semana as comemorações de seu aniversário.  Desde ontem, pacientes, acompanhantes e funcionários do local poderão prestigiar uma exposição com imagens históricas da unidade desde a inauguração do prédio, em 22 em fevereiro de 1997, ainda enquanto HU (Hospital Universitário Doutor Domingos Leonardo Cerávolo), até os tempos atuais, em que é gerenciado pela ALSF (Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus).

A mostra reúne dez fotografias ampliadas e que resgatam parte da trajetória deste que hoje é a maior unidade de saúde da região e a segunda maior do interior paulista. Parte das fotos está em preto-e-branco e remonta aos tempos de HU, época em que o hospital era administrado pela Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), incluindo registros de diferentes setores, como recepção, laboratório, ambulatório e Central de Materiais.

A segunda parte inclui fotografias coloridas e apresentam o hospital após ser adquirido pelo Estado, em 13 de fevereiro de 2009. Os registros fotográficos estão expostos em quadros de 1 m (metro) x 0,70 m, na entrada principal. A exposição do 18º aniversário do prédio segue até 28 de fevereiro.

 

Missa e homenagem

A programação de aniversário terá seu ponto alto nesta quinta-feira, às 19h30, também na recepção principal, com a realização de uma missa solene. Está prevista a presença de autoridades municipais e regionais, além de representantes da antiga e atual administração do hospital. O evento também terá espaço para uma homenagem especial a 39 colaboradores pioneiros, que trabalham na unidade hospitalar desde 1997.  Durante a cerimônia, cada um deles receberá um certificado das mãos do diretor administrativo, Frei Jacó. "É uma forma de reconhecimento por tantos anos de dedicação e compromisso com o hospital", diz.

 

Em números

A estrutura do HR, de 44.500 m² (metros quadrados) divididos em quatro blocos verticais, comporta 550 leitos, todos do SUS (Sistema Único de Saúde). Além destes, há mais 56 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 20 adultos, dez coronarianas, seis pediátricas e 20 neonatais.  Para manter a máquina em funcionamento, o hospital conta atualmente com cerca de 1,8 mil funcionários. Os serviços do HR são referência para 45 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS-11).
Publicidade

Veja também