Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o vereador Demerson da Saúde (Republicanos) disse que tem gente morrendo na fila de espera, por causa do limite reduzido de exames preventivos do câncer de colorretal em Presidente Prudente.
COTAS BEM BAIXAS
Para colonoscopia tem gente esperando desde 2022. A fila tem 2.246. A cota mensal de Prudente é de 64 exames. Para endoscopia tem gente na espera desde 2023. São 2.543 pessoas. A cota é de 181 exames por mês.
PEDIDO DE MUTIRÃO
Conforme o vereador, câncer tem cura especialmente quando diagnosticado no início. Seu empenho é para que seja realizado mutirão para zerar as duas filas. Nesse sentido cobra um posicionamento do governo do Estado.
ALTO COMANDO
A cobrança está documentada em requerimento aprovado pela Câmara, com encaminhamentos ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao secretário estadual da Saúde, o médico Eleuses Paiva.
ESFERA REGIONAL
Outro encaminhamento é para a diretora do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), Marlene Mendes Silva. Além de mutirões de colonoscopia e endoscopia, o vereador sugere campanhas de prevenção do câncer colorreral.
CONSULTA PÚBLICA
Em mensagem enviada ao Plantão, o jornalista Adolfo Padilha manifesta indignação com a “lentidão” para a realização de consulta pública sobre a implementação do Programa Escola Cívico-Militar em Presidente Prudente.
FOI CONFERIR
Militante bolsonarista, o jornalista esteve na Monsenhor Sarrion e não viu mobilização de alunos a partir dos 16 anos e pais ou responsáveis dos demais alunos sendo chamados para decidirem se querem o programa. A outra escola é a Teófilo Gonzaga.
TRÂMITE LEGAL
O Plantão apurou a publicação de editais pela Diretoria Regional de Ensino: dia 12 deste mês para designação da Comissão Consultiva Regional e dia 14 para designação de prepostos para coordenarem as votações em Prudente, Regente e Martinópolis.
PARA ORGANIZAR
No último documento não consta data para que os designados procedam às consultas. Conforme publicação em O Imparcial, a Secretaria de Estado da Educação deu prazo até 31 deste mês para que sejam organizadas a consultas. Resultados sairão em 25 de abril.
QUINTAL ELEITORAL
O vereador Edu da Padaria (PP), atento ao que ocorre em seu “quintal eleitoral”, solicita do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), solução para problemas causados pelo ecoponto do Jardim Sabará.
ESPÉCIE DE LIXÃO
Através de requerimento, o vereador deixou o entendimento de que o ecoponto virou uma espécie de lixão, se tornando criador de insetos e animais peçonhentos, exalando mau-cheiro e com o alambrado escorado por madeiras.
JOGO BRUTO
Ainda faltam 19 meses para as eleições do ano que vem, mas os bastidores revelam articulações de interessados em concorrer a deputado estadual e federal com suas metralhadoras giratórias municiadas de denúncias que poderão se tornar escândalos.