“Um bravo, preto, guerreiro, brasileiro que completaria 75 anos no dia 8 de agosto!” Pai de sete filhos, avô de cinco netas e um neto o ex-lateral-direito do Corinthians “Miranda”, Deoclécio Manoel Miranda, que estava internado desde a segunda-feira da semana passada, faleceu às 17h38 de ontem (25), no HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente.
De acordo com um dos seus filhos, o ator André Luis Patrício, que reside em São Paulo, mas se encontra na cidade por sua perda, o corpo deve ser liberado apenas nesta tarde, depois das 13h, para ser velado na Casa de Velório Athia, pois como não tinha um diagnóstico preciso do que o levou a óbito, ele e uma de suas irmãs pediram uma autópsia. O sepultamento será amanhã, no Cemitério Municipal São João Batista
O filho conta que ele teve três AVCs (acidentes vasculares cerebrais), o primeiro em 1998, e dois em 2006. Foi quando ele e sua tia Leonilda de Miranda, irmã de seu pai, com o auxílio da Associação de Jogadores, por meio do também jogador Basílio, conseguiram aposentá-lo e ele voltou para Presidente Prudente, sua terra natal, onde morava na Vila Furquim com sua então companheira Ivone e o filho deste relacionamento, Matheus.
“Eu e minha tia estávamos mais próximos dos cuidados médicos dele quando ele ainda estava em São Paulo. Depois que se aposentou e retornou a Prudente quem cuidava dele mesmo era a família”, menciona André.
Segundo o filho, ele começou na Prudentina, passou pelo Guarani, Corinthians, Botafogo e Fluminense. De acordo com o site meutimão.com.br, revelado pelas categorias de base, Miranda foi o 10º lateral-direito que mais atuou pelo Corinthians e o 10º que mais atuou pelo time no século 20. Foram 143 jogos pela equipe, 131 como titular e conquistou o Título no Torneio Laudo Natel 1973.
Miranda estreou no Corinthians em 17 de agosto de 1969. Em seu primeiro jogo pelo Timão, o Corinthians venceu o Barcelona por 2 a 1, em partida válida pelo Torneio Internacional de 69. Na ocasião, o jogador de 21 anos começou a partida no banco de reservas.
Fotos: Cedidas
Miranda e Corinthians:143 jogos pelo Timão, 131 como titular e conquistou o Título no Torneio Laudo Natel 73
Miranda passou pelo Botafogo
Sua carreira nos gramados começou pelas categorias de base em 1969