Um bairro em crescimento. É desta forma que os moradores do Residencial Terceiro Milênio descrevem o local onde vivem. Comparado com o histórico de outros bairros de Presidente Prudente, este é relativamente novo no município e seus munícipes acreditam que a tendência é a expansão. O pedreiro Maurício dos Santos Mangolini, 37 anos, aponta que a abertura de condomínios nas imediações da área favorecerá a sua valorização, uma vez que isso pode acarretar a geração de empregos e fomentar o comércio. Em termos de infraestrutura, o bairro é gradativamente fortalecido com a implantação de equipamentos públicos, como a recente inauguração da Escola Municipal Mario Peretti, que foi entregue em 20 de dezembro de 2016 e atende à reivindicação noticiada por este periódico na primeira vez que o Terceiro Milênio foi pauta deste especial, em outubro de 2014.
Creche do Terceiro Milênio foi entregue em dezembro de 2016
De acordo com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), a unidade escolar contou com investimentos na ordem de R$ 1.619.158,97, oriundos do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e tem capacidade para comportar uma média de 145 alunos, distribuídos nos grupamentos de berçário 1 e 2, maternal 1 e 2 e prés 1 e 2. Atualmente, encontram-se matriculados 112 alunos e ainda há crianças em fase de matrícula e adaptação. O quadro funcional é formado por 28 profissionais, que ocupam os cargos de diretor, orientador pedagógico, assistente administrativo, professor de educação infantil, educador infantil, serviços gerais e cozinheiras.
A pasta ressalta que a administração é compartilhada com o Instituto Sim (Socializar, Instruir, Modificar) e as atividades oferecidas obedecem a um plano político pedagógico, estabelecido de acordo com as orientações do MEC (Ministério da Educação), e "respeitam a idade e as fases de desenvolvimento de cada criança, preparando-as para que atinjam índices satisfatórios de desenvolvimento e aprendizagem". "Com o início das atividades neste ano, a Secretaria Municipal de Educação entende que solucionou em parte a questão da demanda para o bairro", completa.
O vice-presidente de bairro, Roque da Silva, 61 anos, expõe que a população tem elogiado o serviço prestado pela creche e a classifica como um "grande ganho para a comunidade". Segundo ele, o próximo passo é correr atrás de uma instituição de ensino fundamental, posto que o Residencial Terceiro Milênio possui inúmeros terrenos que possam comportar uma unidade deste tipo.
A este respeito, a Seduc informa que foi observado nos registros um número pequeno de alunos desta área matriculados em escolas que atendem os bairros adjacentes, logo, "não totaliza quantidade suficiente para determinar a necessidade de construção de uma unidade escolar com este perfil". "Os alunos do bairro atendidos em outras unidades recebem o benefício do passe social e não existem listas de espera para o ensino fundamental no município", pondera.
Estrutura do bairro
Ano de aprovação: março de 2000
Área de loteamento: 242.000 m²
Área verde: 24.200 m²
Quadras: 28
Construções: 283
Terrenos baldios: 284
População estimada: cerca de 900 pessoas
SERVIÇO
A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do
[email protected], do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.