Moradores reivindicam extensão de horário de atendimento no Cohabão

No entanto, o secretário não descarta a possibilidade de, no futuro, quando a situação econômica do Brasil e, consequentemente, do município, se estabilizar, o local passe a funcionar em tempo integral.

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 27/03/2015
Horário 08:03
 

Pacientes que utilizam os serviços médicos do PA (Pronto-Atendimento) da Cohab – conhecido popularmente como Cohabão – de Presidente Prudente, querem que o atendimento seja de 24 horas por dia. Hoje, o horário de funcionamento é das 8h às 17h, período em que a unidade funciona como UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Otelo Milani Filho, e das 19h às 7h como PA. Além disso, conforme pontua o relator da Comissão Especial de Vereadores, Adilson Régis Silgueiro (PMDB), os moradores que estavam presentes no local na noite de anteontem, durante a 21ª visita realizada em unidades de saúde do município, pediram que a farmácia do PA permaneça aberta durante a noite e que, enquanto o lugar não atenda as 24 horas diárias, ao menos abra mais cedo, às 18h, para que os munícipes que chegam mais cedo receber atendimento, aguardando em local cômodo e mais confortável.

Jornal O Imparcial Cohabão, em Prudente, funciona das 8h às 17h como UBS, e das 19h às 7h como PA

Segundo o titular da Sisau (Secretaria Municipal de Saúde), Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, no momento, não há condições de manter a unidade funcionando 24 horas, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, que impossibilita, por enquanto, a contratação de novos funcionários. No entanto, o secretário não descarta a possibilidade de, no futuro, quando a situação econômica do Brasil e, consequentemente, do município, se estabilizar, o local passe a funcionar em tempo integral.

O chefe da pasta esclarece ainda que, após a inauguração das UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento) do Ana Jacinta – previsto para ser entregue entre 40 e 50 dias – e da zona norte de Prudente (no Jardim Guanabara) – com previsão de término até o fim do ano – a população prudentina terá dois novos locais de atendimento 24 horas.

Sobre a farmácia, o secretário esclarece que a mesma fica aberta até às 17h e, após isto, o morador tem a opção de retirar o medicamento até às 23h na farmácia central – instalada no prédio da CS1 (Centro de Saúde1), entre a esquina das avenidas Brasil e Washington Luiz, no centro – ou retirar o remédio de dia, no horário de funcionamento da UBS do Cohabão. Caso a pessoa necessite se medicar de imediato, o titular da Saúde esclarece que o paciente é medicado na PA, após a consulta.

Em relação ao pedido de abrir mais cedo o prédio, Andrade diz que não "há condições", devido à jornada de trabalho dos profissionais e, que, para isso, a prefeitura teria que contratar mais pessoas ou pagar hora extra, o que, no momento, "não é possível". Já a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) pontua que no período em que permanece fechado – das 7h às 8h e das 17h às 19h – o local passa pelos procedimentos de limpeza e preparação para reiniciar os atendimentos à população.

 

Visita


Durante visita, na noite de quarta-feira, os vereadores Démerson Dias (PSB), presidente da comissão, e o relator Adilson Régis Silgueiro (PMDB) conversaram com os pacientes e com os funcionários do pronto-atendimento. O legislador Valmir da Silva Pinto (PTB) faz parte da equipe, mas nesta visita não pode participar devido a outros compromissos profissionais.

Segundo Silgueiro, a estrutura os serviços oferecidos na localidade "atendem as necessidades da população", conforme os presentes declararam. O relator informa que novas visitas vão ocorrer, mas que os integrantes da comissão irão se reunir para estipular os locais e as datas.
Publicidade

Veja também