Um terreno localizado na Rua Cícero de Barros, no Jardim Santa Tereza, em Presidente Prudente, vem causando incômodo aos moradores que ali residem. O representante comercial Francisco Rubens Pirão, 59 anos, manifesta que o espaço, que fica ao lado da sua residência, está acumulando entulhos e causando a proliferação de insetos e pragas. “Meu problema aqui é urgente, eu tenho uma criança em casa”. Sua preocupação é com o surgimento excessivo de escorpião.
Além da insatisfação com o terreno, os vizinhos também se queixam do acúmulo de lixo e entulhos na calçada, prejudicando a locomoção dos moradores. A dona de casa Maria de Jesus Nunes, 68 anos, relata que o terreno sempre foi “muito sujo e descuidado”, porém, depois que houve a demolição do imóvel, tem ficado cada vez pior. “Para nós é um problema, o dono não cuida do local. Escorpiões e insetos que nunca apareceram na minha casa, agora tem virado rotina”, declara.
A demolição do imóvel ocorreu há um mês e causa muito desconforto para os moradores do bairro. Francisco fala que, quando chove, o cenário piora, pois o mato cresce e gera também o acúmulo de água. “Esse aglomerado faz com que haja a proliferação de mosquitos, como o Aedes aegpyti, transmissor de doenças”.
Área particular
Por sua vez, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) reforça que o terreno é particular, sendo que seu proprietário foi notificado sobre a situação do local em 7 de agosto, e autuado em 3 de outubro, por não ter executado a limpeza no terreno. “A cobrança pela limpeza do terreno já está sendo feita” pontua.