Fundado há 21 anos e com apenas 15 quadras, o Parque Residencial Jardins abriga moradores descontentes com a falta de serviços públicos na própria área. Por ter uma demanda reduzida, o bairro acaba sendo atendido pelos vizinhos, como os Jardins Barcelona, São Sebastião e o Parque São Matheus. As queixas mais corriqueiras se referem à falta de unidades de saúde no local e, principalmente, o serviço de coleta reciclável, que, segundo os relatos dos munícipes, não ocorre.
A falta de lixeiras pelas vias do bairro e a falta do serviço de recolhimento dos materiais recicláveis são os únicos problemas visto pela aposentada Maria Salete Lago, 66 anos, que mora no Residencial Jardins há 10 anos. Ela diz que o lixo orgânico é recolhido normalmente, três vezes na semana, mas a coleta seletiva está deixando a desejar. “Não consigo ver lixo e não tem lixeiras para o pessoal. Fica cheio de papelão e coisas de plástico jogado pelas ruas”, relata.
A dona de casa Camila Fernanda Lima, 24 anos, se mudou para o Residencial há pouco tempo e notou a falta de unidades de atendimento de saúde mais próximos, tendo em vista que possui um filho pequeno e precisa leva-lo à UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro vizinho com frequência, trajeto que leva, no mínimo, 15 minutos. Além disso, outro apontamento feito foi voltado à limpeza da área. Relata que os varredores vão ao local duas vezes na semana, sendo “um dia para varrer e outro para recolher a sujeira amontoada, isso quando não faltam, mas a coleta seletiva não acontece”.
A tranquilidade do bairro foi o que atraiu o comerciante Aparecido Pedro da Silva, 54 anos, que está em meio a um processo de construção de uma casa. No entanto, Aparecido conta que a casa não é para moradia própria, pois já reside em um bairro vizinho. Diz que, apesar do sossego ofertado, não mudaria para o bairro, onde “faltam creches, postos de saúde, o serviço de coleta não funciona e a praça central é esquecida, sem wi-fi”.
Posicionamentos
Em relação ao grande número de queixas com o serviço de coleta seletiva, a Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) informou que o bairro não estava cadastrado nos itinerários dos caminhões. No entanto, após ser contatada pela reportagem, a presidente da cooperativa, Maria Aparecida Assis Silva, foi ao local verificar a situação e realizar pessoalmente a coleta por meio de uma Perua. Com isso, o Parque Residencial Jardins passa a ser cadastrado nos roteiros dos caminhões e será contemplado com o serviço todas as sextas-feiras.
Em contrapartida, os apontamentos feitos pelos moradores referentes aos serviços de saúde vão permanecer inalterados, pois a administração pública se manifestou, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), dizendo que não há previsão de construção de unidade de saúde no bairro. A decisão tomada foi devido à baixa demanda da área. Contudo, informou que os moradores da região, “podem recorrer à UBS do Jardim São Judas Tadeu, do Jardim Guanabara e a da Cohab, sendo que as duas últimas funcionam como Pronto Atendimento no período noturno e feriados”. A pasta acrescente que, há menos de 3 km dali, está sendo construído a UPA (Unidade Pronto Atendimento) da Zona Norte, que também servirá de referência.
Sobre possuir internet gratuita, a Secom informou que a 2 km os moradores do bairro contam com três pontos de wi-fi gratuitos do Prudente Digital: no Parque Ecológico São Lucas/São Matheus, no Estádio Prudentão e na Praça do Jardim Humberto Salvador. “A administração municipal acredita serem suficientes para atender à demanda daquela região, pelo menos por enquanto”.
SERVIÇO
A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do [email protected], do telefone (18) 2104-3732 ou do Whatsapp (18) 99104-8537.