Responderá criminalmente por maus-tratos a animal doméstico, bem como por cativeiro de um papagaio verdadeiro sem a devida autorização de órgão ambiental competente, uma moradora do Jardim Santa Tereza, em Presidente Prudente, 58 anos, que foi multada pela Polícia Militar Ambiental em R$ 3,5 mil, nesta terça-feira.
Em atendimento a uma denúncia, uma equipe localizou em sua residência um cachorro debilitado, magro e apático. Conforme o policiamento ambiental, o animal ainda apresentava sarna por todo seu corpo e aparentava estar cego do olho direito. “A tutora declarou que ministrou medicamento por conta própria, porém percebeu que a situação do animal piorou a cada dia, não procurando atendimento de profissional habilitado”, ressalta órgão.
No local, os patrulheiros também constataram a manutenção em cativeiro de uma ave silvestre da espécie papagaio verdadeiro que, por apresentar sinais notórios de domesticação e não haver local adequado para a destinação, permaneceu com a envolvida, a título de depositário fiel. Já o cachorro, este foi apreendido e encaminhado a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), onde recebeu atendimento de médico veterinário e iniciou tratamento necessário.