Nessa pandemia as lojas físicas entenderam a real importância de estarem na internet, não apenas nas principais redes sociais divulgando os produtos, mas sim vendendo, permitindo que o cliente veja detalhes de cada produto e possa comprar com segurança e receber sua encomenda no prazo determinado.
Não precisa ficar preocupado, conheço diversas pessoas que sem conhecimento algum em programação ou internet estão com sua loja vendendo semijoias, roupas e calçados através de plataformas simplificadas que permitem você cadastrar seu produto, descrição e valor de maneira rápida e segura.
Independente do produto que você vende, é possível colocá-lo na internet e realizar vendas através do cartão de crédito, débito ou boleto bancário.
Alguns pontos de atenção são importantes antes de começar a implantar essa forma de vendas. É necessário escolher a plataforma, já tem várias no mercado, cada uma com as suas vantagens e desvantagens, mas hoje estão todas bem estruturadas para o mercado brasileiro. Busque por informações sobre a plataforma que você escolher para tomar a melhor decisão.
É necessário você ter um domínio de internet antes mesmo de escolher a plataforma. Tem como escolher o nome do seu domínio dentro da plataforma que você estiver contratando, mas eu não recomendo, pois se você precisar trocar de plataforma depois fica muito complicado, pois a gestão você precisa passar para outra empresa. Então registre e pague seu domínio no registro.br e depois você passa a administração para a plataforma escolhida.
Escolha plataformas com os serviços de pagamentos e antifraude, isso evita diversas dores de cabeça. Tem plataformas com formas de pagamento com cartões, boletos, Paypal, Pix, entre outros e também com inteligência para detectar possíveis fraudes e roubos, em segundos. Se a compra não tem o perfil de quem está passando o cartão, a compra não é efetuada.
Na aquisição do seu plano de hospedagem para o site, é importante você adquirir o protocolo SSL (Secure Sockets Layer) que irá colocar o famoso “cadeado” na sua página, informando quem está comprando, que o seu site possui sistema de criptografia de dados importantes e sigilosos. Ofereça suporte para os usuários que estão no seu site e precisam de ajuda, seja rápido nas respostas.
Faça uma boa campanha de marketing para a sua loja online, assim todos irão visitar sua loja e irá gerar mais vendas. Invista em marketing digital, direcione sua propaganda direto para o seu público, estude sobre gestão de tráfego de internet.
Faça bom proveito de ferramentas para vender e divulgar seus produtos. O e-commerce é o presente de todos os comerciantes, de todas as áreas e segmentos.